5 de agosto de 2021 11:09

Cinzas de vulcão caribenho chegam ao norte do Brasil

Terra Brasil Notícias

Em erupção desde a última sexta-feira (9), o vulcão caribenho La Soufriere tem espalhado suas cinzas pelo mundo. A fumaça saiu da ilha de São Vicente, onde está localizado, já chegou à África e foi percebida em diversos pontos das Américas, inclusive o Brasil. Os gases cinzentos foram verificados nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Pará.

As cinzas do La Soufriere ficaram evidentes em imagens de satélite obtidas pela MetSul Meteorologia. As correntes de vento são apontadas como fator que colaborou para levar o material particulado até o Brasil.

O registro de dióxido de enxofre vulcânico sobre a região Norte foi feito pelo sensor Tropospheric Monitoring Instrument (TROPOMI). De acordo com o MetSul, o equipamento está a bordo do satélite Sentinel 5 Precursor, parte do programa europeu Copernicus, que faz observação da Terra.

Segundo o MetSul, as cinzas do vulcão estão a até 16 quilômetros de altura. Nessa altitude, a fumaça não oferece qualquer perigo para as pessoas na superfície da Terra.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Éstá gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print