8 de maio de 2021 09:46

Saúde explica prazo de 14 dias entre vacinas da gripe e COVID-19

Em tempos de pandemia, onde as pessoas estão sendo vacinadas contra o novo Coronavírus, de acordo com idades e classificações, a Campanha Nacional contra a gripe Influenza A –H1N1 entra em ação para imunizar a população, principalmente os grupos prioritários (crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, outros).

Neste sentido, existe uma orientação dos órgãos de saúde referente ao tempo de aplicação entre uma vacina e outra. A coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, orienta que o cidadão deve esperar 14 dias entre as doses contra COVID e H1N1.

“Para que cada vacina tenha eficácia no organismo do ser humano, é necessário respeitar o prazo de 14 dias entre uma aplicação e outra, caso contrário, pode não surtir efeitos”, explicou Humberta.

No caso das vacinas CORONAVAC e ASTRAZENECA, a pessoa pode ser vacinada contra a gripe entre ou após as duas aplicações, mas deve esperar o prazo de 14 dias entre as doses.

Já a vacina OXFORD, como o prazo entre a primeira e segunda dose são 12 semanas, o paciente pode tomar a vacina contra H1N1 14 dias após a primeira dose ou 14 antes da segunda dose.

Humberta orienta que, “a pessoa que for à Unidade de Saúde deve informar a data da última vacina tomada (CORONAVIRUS OU INFLUENZA) e agendar a data da próxima dose”, conclui.

Éstá gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print