1 de dezembro de 2021 17:01

Devido à baixa adesão da 2ª dose da Coronavac e devolução de 1.500 doses, TL recebeu em troca mesma quantidade da marca Astrazeneca do Governo de MS

Em consequência da baixa procura da 2ª dose da Coronavac em Três Lagoas, uma das marcas de vacina contra a Covid-19 distribuídas pelo Governo Federal aos Estados e Municípios, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Governo do Estado de MS, solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) devolvesse 1.500 doses que foram direcionadas para outros municípios que necessitavam dessas e, com isso, a Cidade recebeu, em troca, a mesma quantidade em doses da marca Astrazeneca.

A informação é da Central de Imunização da SMS que explica que a solicitação do Estado foi feita em um momento de defasagem no envio de doses da Coronavac por parte do Ministério da Saúde a nível nacional e, com isso, foi necessária a devolução das doses. “Além disso, não faria sentido deixarmos essas doses estocadas aqui, mesmo com baixa adesão, sendo que outros municípios estavam precisando. Fizemos diversas chamadas na Campanha e não surtiu efeito, logo, atendemos a esse pedido”, disse a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja.

Humberta explica, ainda, que assim que as 1.500 doses foram devolvidas, o Estado enviou para Três Lagoas outro lote com a mesma quantidade da marca Astrazeneca. “Essas foram utilizadas para a vacinação de 1ª dose de três-lagoenses, ou seja, não perdemos doses, apenas houve mudança da marca, haja vista a dificuldade de usar para 2ª dose as da Coronavac”, explicou.

A coordenadora destaca, ainda, que o Estado não autoriza que as pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac sejam imunizadas novamente com outras marcas. “Quem foi imunizado com a 1ª dose da Coronavac e tem interesse em receber a segunda, o que garante, de fato, a imunização completa, deve procurar a Central de Imunização para agendar um dia e hora para vacinação. Caso a demanda por essa vacina volte a subir, comunicaremos a SES que tomará as providências para fornecer mais doses além daquelas que ainda temos em estoque”, esclareceu Humberta.

Até o momento, a SMS recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado de MS cerca de 23.770 doses de Coronavac e 28.800 doses da Astrazeneca.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print