16 de agosto de 2022 11:19

Comissão da Câmara dos Deputados quer transformar o terrorista Marighella em “Herói da Pátria”

Terra Brasil Notícias

O terrorista Carlos Marighella pode ter seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria. Na terça-feira 30, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados (CCC) aprovou o projeto de lei (PL) com a proposta.

Todavia, para ser executado, o texto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Além disso, ele deve ser ratificado pelas comissões do Senado, bem como pelo presidente da República. Caso uma dessas instâncias o rejeite, o PL que pretende incluir o nome de Carlos Marighela no Livro dos Heróis da Pátria entrará em discussão no plenário do Congresso. Apenas após todo esse trâmite, a homenagem oficial poderia ser feita.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-RJ) preside a CCC, e o parlamentar Airton Faleiro (PT-PA) ocupa a vice-presidência. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) relatou o PL no órgão. Todos são parlamentares de esquerda, assim como o terrorista.

“A proposição, ora sob análise desta Comissão de Cultura, pretende incluir no Livro dos Heróis da Pátria o nome de Carlos Marighella”, escreveu a relatora. “Consideramos a homenagem mais do que justa, uma vez que são inquestionáveis a dedicação e o heroísmo com que Marighella travou a luta pela liberdade.”

Entretanto, em seu Minimanual do Guerrilheiro Urbano, publicado em 1969, o ativista expõe uma faceta diferente da versão defendida por Jandira. O fã do ditador soviético Josef Stalin celebrava “a beleza que há em matar com naturalidade”. Na publicação, ele se orgulhava de afirmar que “ser ‘violento’ ou ‘terrorista’ é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada na luta contra a ditadura militar”. O compêndio ainda reserva um capítulo para ensinar ações como “assaltos, invasões, execuções, sequestros, terrorismo, sabotagem, guerra de nervos”.

Créditos: Revista Oeste.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print