16 de agosto de 2022 12:47

Paraná Pesquisas mostra empate técnico entre Lula e Bolsonaro na corrida presidencial em SP

Terra Brasil Notícias

Segundo o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (23),  o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a corrida presidencial entre os eleitores paulista. Com 32% das intenções de voto no estado, contudo, o líder está tecnicamente empatado com o presidente Jair Bolsonaro, que tem 27,9%. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ainda conforme o Paraná Pesquisas, o universo do levantamento abrange os eleitores do Estado de São Paulo. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1818 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de pesquisa de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 88 municípios entre os dias 13 a 17 de dezembro de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Estado de São Paulo atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra, o Paraná Pesquisas utilizou o método de amostragem  estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 15 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/21.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print