20 de agosto de 2022 02:21

Desesperada: Marieta Severo diz temer eleições: “2022 é para ‘ berrar, gritar e tentar convencer, a Petrobras também parou de patrocinar”

Terra Brasil Notícias

Créditos/foto Lucas Seixas -Folhapress

As atrizes e sócias Marieta Severo e Andréa Beltrão celebram agora os 15 anos do Poeira, teatro que elas fundaram em Botafogo, no Rio de Janeiro. Mas comandar o espaço em meio à “guerra cultural” empreendida pelo governo Bolsonaro é um desafio. Elas dizem que o ambiente político afeta pessoalmente os artistas, desestimulando qualquer criatividade.

O teatro foi um dos muitos afetados pelos cortes de patrocínio da Petrobras em 2019. A realização dos projetos, que promoviam cursos de teatrólogos renomados do Brasil e do exterior, ficou então ainda mais difícil, segundo a dupla.

Na época do ocorrido, redes bolsonaristas comemoraram o suposto “fim da mamata”. Severo, aos 75 anos, diz que comentários do tipo não são motivados só por ignorância. “É má intenção. Conseguiram colar essa pecha na gente.

“Fizemos todo o Poeira com o nosso dinheiro. Mas não temos nenhum problema com a Lei Rouanet, a gente só tem a favor. Todos os países do mundo têm incentivo fiscal para a indústria cultural, que rende milhões e emprega milhões”, afirma Severo.

Além do investimento das proprietárias, a bilheteria das peças consegue igualar o custo de manutenção do Poeira, mas segundo Beltrão e Severo raramente há lucro.

Com informações Folha de São Paulo

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print