16 de agosto de 2022 11:53

Descoberta: Pesquisadores brasileiros podem revolucionar combate ao câncer; ENTENDA

Terra Brasil Notícias

Pesquisadores brasileiros identificaram uma molécula inédita que poderá contribuir para o tratamento contra o câncer. A molécula, presente em um complexo de cobre, conta com propriedades de ação contra células do câncer a partir da seletividade, capacidade de divisão do DNA e mecanismos associados à morte celular.

Os achados dos cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro, foram publicados no periódico Scientific Reports, do grupo Nature.

Os testes foram realizados em laboratório, a partir de células tumorais de humanos e de camundongos. O complexo de cobre mostrou ser capaz de induzir a produção de um outro tipo de molécula, chamadas espécies reativas de oxigênio. Essas moléculas são altamente reativas e podem transformar as demais moléculas.

No estudo, os pesquisadores verificaram que as espécies reativas de oxigênio conseguiram atingir as células tumorais, danificando seu DNA. Os prejuízos foram tão severos que as células cancerosas entraram em um processo de morte celular programada, chamado tecnicamente de apoptose.

O complexo de cobre age mais sobre as células tumorais do que as células saudáveis, sendo seletivo, o que, segundo o estudo, pode diminuir a efeitos colaterais como a toxicidade e aumentar as chances de cura do câncer.

Receba Informações na Palma da Sua Mão