18 de agosto de 2022 22:17

Conheça o Centro de Ensaios em Voo do caça Gripen no Brasil; VEJA VÍDEO

Terra Brasil Notícias

Em mais um capítulo da websérie “Colaboração Real 4”, que aborda a implementação do mais novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), a fabricante do avião, a SAAB, agora traz detalhes sobre o Centro de Ensaios em Voo do Gripen.

Neste episódio, a sueca mostra por completo qual a missão e o papel do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Centre), localizado nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), para o andamento do Programa Gripen.

Jonas Jacobsson, piloto de ensaios em voo da SAAB, comenta sobre sua principal missão no GFTC, que vai muito além de realizar ensaio de voos na nova aeronave. Ele frisa a importante tarefa de treinar seus paceiros da Embraer como parte do programa de transferência de tecnologia e conhecimento.

Jacobsson explica que, de certo modo, o GFTC em Gavião Peixoto é, na verdade, uma parte da SAAB ou uma SAAB em miniatura, já que o local possui uma área de desenvolvimento, com engenheiros elaborando projetos, sendo posteriormente testados. Veja abaixo o vídeo completo:

Em novembro do ano passado, os primeiros seis caças Gripen E de produção em série entraram em fase de entrega para as Forças Aéreas Brasileira e Sueca. Dos seis, quatro são destinados ao Brasil. Elas vêm em um navio e devem chegar ao porto de Navegantes em breve.

Esses aviões foram as primeiras entregas oficiais de aeronaves operacionais, já que o modelo que chegou no ano retrasado e tem feito voos no Brasil ainda está sob custódia da SAAB e Embraer, realizando voos de testes em parceria com a FAB.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print