16 de agosto de 2022 12:50

Comarca de Brasilândia conta com mais uma ferramenta para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher

O Juízo da comarca de Brasilândia, com a colaboração da Agência Estadual de Administração Penitenciária (AGEPEN), por determinação judicial, autorizou que a partir de agora na comarca sejam utilizadas tornozeleiras eletrônicas como medida cautelar no âmbito de persecução penal, envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na prática, isso significa que poderão ser instaladas tornozeleiras para monitoramento de agentes, sobretudo em ações envolvendo medidas protetivas ou processos criminais, objetivando evitar a reiteração de condutas, além de zelar pela integridade física das vítimas.

A medida, que tem o apoio das Polícias Civil e Militar, visa concretizar uma prestação jurisdicional mais célere, justa e efetiva na comarca e, ao mesmo tempo, reflete o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e das instituições de segurança pública com o bem-estar da população

Ontem foi instalado o primeiro dispositivo, em caso no qual houve notícia de que um homem teria se aproximado da vítima, apesar de haver medida de urgência proibindo o contato entre ambos. A partir de agora, foi determinado como medida protetiva o monitoramento eletronicamente, com acompanhamento da localização do agente em tempo real. Em caso de violação do perímetro, a AGEPEN emitirá um alerta às Polícias Civil e Militar, que tomarão as medidas cabíveis para a proteção da vítima.

Cumpre lembrar que o descumprimento de medidas protetivas pode acarretar a decretação de prisão preventiva pelo Poder Judiciário.

O sistema de monitoramento cria uma cerca virtual, demarcando locais indicados pela vítima dos quais o agressor não pode se aproximar, como sua casa, residência de familiares, locais de trabalho e lazer, incrementando a proteção à vítima e seus familiares

Delegado de Policia Civil – Dr. Thiago Passos

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print