Os Conselhos Municipais de Alimentação Escolar, FUNDEB e Educação Municipal de Castilho receberam nesta quinta-feira (30), uma importante Formação ministrada por Selma Carneiro, Formadora de Metodologias Educacionais, abordando principalmente a legislação sobre Alimentação Escolar.
Iniciando o evento, a Secretária Municipal de Educação, Silvania Cintra destacou a ilustre presença do Prefeito Paulo Boaventura.
“A agenda de nosso Prefeito é cheia de compromissos, mas ele reservou alguns momentos para se fazer presente em nossa formação, reforçando o compromisso de uma administração que mantém olhar carinhoso e muita atenção nas atividades da educação municipal. Agradecemos e muito a sua presença, talvez o senhor não tenha noção do quanto é importante, para nossa educação, este gesto de respeito e cuidado com os caminhos da secretaria em benefício da população”, disse Silvania.
O Prefeito foi breve em sua fala e destacou o momento especial de união de pensamentos, estratégias e conhecimentos, onde mediante diálogos, surgem ideias e projetos que auxiliam a administração municipal na elaboração de políticas públicas voltadas para a melhor qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs de Castilho.
Na sequência a Secretária agradeceu a presença dos representantes dos três conselhos e apresentou o vasto curriculum da palestrante Selma Carneiro.
A palestra durou algumas horas, com muita interatividade, debate e esclarecimentos de dúvidas, No final, os participantes relataram a satisfação de conhecerem mais a legislação que rege os Conselhos, de forma objetiva e muito agradável. “Eu tinha algumas dúvidas que tiravam o meu sono, pois eu assino documentos, mas a partir de hoje, vou exercer com mais participação a minha função no Conselho. Obrigado Prefeito Paulinho, por propiciar este encontro, onde tirei minhas dúvidas” palavras de uma Conselheira.
“Os conselheiros devem buscar sempre o conhecimento atualizado sobre o tema, no caso estamos debatendo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgadas em 2021, que regulamenta o que é permitido e proibido na elaboração, preparo, entrega e descarte das sobras. “As sobras não deveriam existir, mas caso tenha, é necessário que o poder público elabore estratégias para o uso adequado” disse Selma Carneiro.
Segundo a formadora, é papel dos conselheiros e conselheiras elaborarem cronograma de visitas nas onze unidades educacionais para conhecerem em loco, a realidade de cada ambiente. “Os conselheiros devem organizar estratégias e metodologias de trabalho para que possam identificar o consumo de cada escola, auxiliando na redução de descarte dos alimentos”
Finalizando, o Jornalista Adilson Cardoso fez um resumo da Formação com Selma Carneiro.
OBSERVAÇÃO: Por algum problema técnico, a imagem teve a qualidade no foco comprometida. Estamos trabalhando para que não ocorra novamente.