23 de julho de 2024 02:17

Cientistas encontram “fonte de água” em amostras da Lua

Foto: Getty Images.

Terra Brasil Notícias

Cientistas chineses descobriram elementos que sugerem a existência de uma fonte de água congelada na superfície da Lua. O estudo foi publicado na revista Nature Geoscience, no início desta semana.

Os pesquisadores analisaram amostras de solo lunar que s missão Chang’e 5 obteve em 2020 — a primeira sonda chinesa a chegar à zona denominada monte Rumker, onde a soviética Luna 24 pousou para coletar amostras lunares, em 1976.

Como a água na Lua teria se formado

Conforme o artigo, a água foi localizada em cristais de impacto que teriam se formado por meio de uma intensa atividade vulcânica no passado, à qual se seguiu o resfriamento das rochas lunares provocado pelo constante bombardeio de micros e grandes meteoroides.

Quando essas esferas entram em contato com o vento solar, inicia-se um processo de ciclo de água na Lua e, então, o líquido é absorvido pelas esferas de cristal, que atuam como uma “esponja”.

CONTEÚDO PATROCINADO

“A água derivada do vento solar é produzida pela reação do hidrogênio solar com o oxigênio presente na superfície das esferas cristalinas lunares”, explicou o coautor da investigação Sem Hu, do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências.

Os pesquisadores acreditam que um fenômeno semelhante provavelmente aconteceu em planetas como Mercúrio, ou em corpos celestes, como o asteroide Vesta.

Créditos: Revista Oeste.