14 de julho de 2024 09:52

USFs passam oferecer exame de Ultrassom Obstétrico para fase inicial do pré-natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou os atendimentos nas quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) que oferecem exames de Ultrassonografia Obstétrica (USG). Anteriormente, os aparelhos eram utilizados somente para casos de urgência obstétrica, agora atende também a fase inicial do pré-natal das gestantes três-lagoenses.

Dessa forma, as grávidas atendidas pela Rede Municipal de Saúde, além de contar com a Clínica da mulher, terão a viabilidade de escolher também uma das USFs: São Carlos, Novo Oeste, Santa Luzia e Vila Alegre e fazer o USG do primeiro trimestre de gestação.

Os exames iniciaram nesta semana na Unidades citadas e tem como objetivo realizar o exame de forma precoce, e contribuir para redução da mortalidade materna-infantil. Ademais, proporcionar mais comodidade para as pacientes que podem ser atendidas mais próximas da sua residência.

A diretora de Saúde Coletiva da SMS, Andréia Lima, explica que esse exame ofertado nas UFSs será referente a ultrassonografia do primeiro trimestre, entretanto, os outros exames de USG de 2º e 3 º continuam sendo realizados na Clínica da Mulher.

“Estamos ampliando os atendimentos e nosso objetivo é melhorar a estrutura dos serviços de saúde da atenção primária oferecido às crianças e mulheres, como também a toda a população”, ressaltou a diretora.

Para realizar o exame de USG, a gestante deve procurar a Unidade de referência mais próxima do seu bairro e agendar uma consulta de abertura de pré-natal com a enfermeira da unidade. A SMS ressalta que é de extrema importância que a mulher procure a USF no início da gestação para começar o pré-natal e evitar riscos ao seu bebê.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print