23 de julho de 2024 16:09

Jovem perde testículo dentro do próprio corpo após se agachar

foto: Getty Images

Terra Brasil Notícias

Adolescente teve que passar por cirurgia para devolver o órgão ao lugar após se agachar para pegar uma bola de golfe. Caso ocorreu nos EUA

Um adolescente teve de passar por uma cirurgia de emergência após seu testículo esquerdo se deslocar dentro do próprio corpo. O estadunidense de 16 anos estava em um campo de golfe quando agachou para pegar uma bola e sentiu seu órgão se mover para dentro.

O incidente inusitado levou o jovem a sentir uma dor intensa. Considerado “extremamente raro”, o caso foi publicado no Urology Case Reports em março de 2023.

Exames

A equipe médica não conseguiu encontrar o testículo através de exames de toque. Por meio de exames de imagem, os médicos conseguiram identificar que o órgão subiu pelo corpo até o intestino.

O corpo masculino possui cavidades para abrigar o testículo, especialmente em situações de frio, que poderiam ocasionar a infertilidade masculina. Entretanto, no caso do jovem, uma má-formação de nascença (processo vaginal patente) fez que o órgão se deslocasse muito mais para cima do que deveria.

Não é o primeiro caso documentado deste tipo de condição anatômica, mas os médicos se surpreenderam com o fato de o testículo ter se deslocado com uma atividade tão cotidiana, quando o mais comum é que isso ocorra durante alongamentos mais intensos.

Com o paciente sedado, o órgão foi puxado de volta ao lugar e a abertura que permitiu a subida do testículo foi estreitada para que o problema não volte a se repetir. Após sete meses de consultas médicas, a equipe assegurou-se de que o jovem estava bem e que não houve prejuízos para a sua capacidade reprodutiva.

“O fenômeno é raro e pode acontecer em jovens passando pela puberdade ou antes dessa fase da vida, mas pode ser reparado prontamente”, afirmaram os médicos, no relato de caso.

Metrópoles

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print