Secretária Rejane Freitas e Jornalista Adilson Cardoso
O Jornalista Adilson Cardoso entrevistou nesta semana Rejane Freitas Flor, responsável pela SAMAT (Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo) de Castilho.
Filha de Castilho, formada em Ciências Biológicas e cursando Direito (duas graduações na UFMS, Câmpus de Três Lagoas).
Rejane recebeu nossa equipe para falar sobre os desafios das três secretarias, parcerias com instituições voltadas para cursos para a população, projetos a serem intensificados e compra de tratores e implementos para o fortalecimentos das associações rurais.
Meio Ambiente – Dentre os temas abordados com a super Secretária que administra três pastas ‘difíceis’, devido a complexidade de cada tema, foi abordado a questão da Coleta Seletiva, onde existe parceria do município com cooperativa, onde trabalhadores e trabalhadoras retiram o sustento de seus lares no trabalho de reciclagem.
“Vamos intensificar o trabalho de educação ambiental, principalmente nas escolas, pois mesmo com toda divulgação, muitos ainda não tem o hábito de separar os resíduos sólidos que pode ajudar na captação de recursos para os membros da cooperativa e, principalmente proteger nosso meio ambiente” palavras da Secretária.
Pesca Predatória – “Nosso Prefeito Paulo Boaventura nos deu a missão de fortalecer os trabalhos junto aos integrantes da Polícia Ambiental, na conscientização da pesca predatória, visto que é necessário trabalhar esta questão para proteger nossos rios, pois somos o ‘Paraíso do Pescador’.
Adilson Cardoso questionou sobre a realidade de alguns pescadores pegarem muita quantidade de peixe e retornam no dia seguinte para a mesma atitude.
“É nosso dever mostrar para todos, seja profissional ou amador, os danos propiciados com esta prática, pois é necessário que todos tenham as mesmas condições de pesca, assim vamos fomentar ainda mais a presença de turistas que geram renda em vários seguimentos de nosso comércio, pois os turistas precisam abastecer seus veículos e barcos, precisam se alimentar, se hospedarem… Ou seja, todos ganham com a preservação de peixes em nossos rios” disse ela.
TURISMO: A Secretária finalizou abordando os trabalhos na pasta do Turismo, principalmente neste ano de aniversário de Castilho, ao completar 70 anos.
“Quando aceitei o convite para este grande desafio, muitos criticaram alegando que eu não conhecia todos os detalhes das secretarias, mas, sempre disse e afirmo, não preciso saber tudo sobre as pastas, precinho conhecer e valorizar técnicos que possam propiciar sempre o melhor para a população de nossa amada cidade”.
Na sequência falou sobre ações previstas no calendário que iniciam neste mês de maio.
AGRICULTURA – “Eu peço para que minha equipe tenha a visão do Prefeito Paulo Boaventura, em relação a área da agricultura, principalmente com ações sociais, seja em cursos, novas técnicas de manejo ou artesanato. É necessário ver a realidade da zona rural com outros olhos, ou seja, menos a visão mecanizada e mais a realidade e possibilidades que possam florescer. Neste sentido, estamos trabalhando em conjunto com outras secretarias para propiciar a devida atenção que os moradores merecem, exemplo deste olhar humanitário e social é a cadeia de cursos que aumentam as possibilidades de renda para as famílias” disse Rejane.
Cardoso perguntou sobre parceria com a Câmara Municipal.
“Agradeço a pergunta e destaco a grande parceria com a Câmara Municipal de Vereadores que tem recebido e aprovado nossos Projetos, visto o último onde pretendemos perfurar 50 poços para levar a água aos pequenos produtores. Gratidão é a palavra que tenho para os Vereadores que nos apoiam, pois é muito gratificante ver a água à disposição dos produtores para a plantação, animais e suas famílias” disse.