14 de julho de 2024 10:41

Pix passará por mudanças, anuncia BC; VEJA QUAIS

Foto: Reprodução/ Internet

Terra Brasil Notícias

O Banco Central informou, nesta terça-feira (2), que o Pix vai ganhar um reforço de segurança a partir do dia 5 de novembro. Conforme a instituição, serão disponibilizados campos específicos nas notificações de fraude, para que sejam especificados os tipos de golpe, como falsidade ideológica ou “conta laranja”, e a razão da notificação, como golpe, estelionato, invasão de conta e coação.

A notificação de infração é a funcionalidade que permite que as instituições façam uma marcação das chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação.

Outra mudança anunciada pelo BC é a ampliação do conjunto de dados de segurança do Pix que são disponibilizados para a consulta das instituições participantes para as análises antifraude das transações.

CONFIRA MUDANÇAS DO PIX

  • a quantidade de infrações do tipo conta laranja ou falsidade ideológica relacionada ao usuário ou chave Pix;
  • quantidade de participantes que aceitaram notificação de infração daquele usuário ou chave;
  • quantidade de contas vinculadas a determinado usuário;
  • ampliado o limite de tempo que os dados ficam disponíveis.

Ainda no pacote de ações para aumentar a segurança dos usuários, o BC passou a exigir um questionário de autoavaliação em segurança das instituições que querem participar do Pix, com a assinatura do diretor responsável pela política de segurança cibernética, “de forma a garantir que as instituições atendam aos requisitos técnicos de segurança determinados pelo BC”.

Segundo o BC, o questionário aborda questões relacionadas à segurança com dados pessoais, segurança na comunicação, assinatura e certificados digitais, segurança de QR Codes, implementação segura de aplicativos e APIs.

Diário do Nordeste

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print