23 de julho de 2024 00:39

Mutirão de Preventivo realizou 409 exames de do câncer do colo uterino

As equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas realizaram 409 exames de citopatológico do câncer do colo uterino, popularmente conhecido como Papanicolau, no Mutirão do Preventivo que aconteceu no sábado (27).

O Mutirão teve como objetivo aumentar o número de cobertura do exame no Município, principalmente para quem trabalha, oferecendo dia e horário acessíveis. No dia também foi ofertado para o público feminino testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), consulta com enfermagem, atualização do cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) e palestra com temas relacionados à saúde da mulher.

VACINAÇÃO

Além do rastreamento da doença nas mulheres, outro foco da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a ação foi aumentar a cobertura vacinal da Influenza (Gripe), que está baixa na cidade. No sábado 1.145 se imunizaram, com isso Três Lagoas atingiu 44,38% da meta do público alvo da campanha, que são todas as pessoas que pertencem ao grupo prioritário.

EXAMES CONTINUAM

Deve realizar o exame anualmente toda mulher que tem ou já teve vida sexual, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Caso você ainda não tenha feito o seu neste ano, basta procurar a USF referência do seu bairro, levando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento com foto.

Veja o endereço e horário de funcionamento de cada Unidade de Saúde

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print