Nesta sexta-feira (16), a sede do NECAS (Núcleo de capacitação da assistência social), recebeu a solenidade de posse do primeiro Colegiado Setorial de Matriz Afro de Três Lagoas.
Representantes estaduais da cultura afro, membros, simpatizantes, presidentes do CMDN (Conselho Municipal do Direito dos Negros em Três Lagoas) e IDSEAMS (Instituto de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de MS) e imprensa, marcaram presença neste dia que certamente entrará para a história de Três Lagoas.
O Jornalista Adilson Silva (Pantanal FM 98,7), em busca de maiores informações. entrevistou a Professora Luciana Rueda Oyá Dara, que falou sobre temas do encontro e integrantes do Colegiado Setorial. “Hoje é um dia muito especial para nossa luta em defesa da cultura de matriz afro, pois toma posse o primeiro Colegiado Setorial. Buscamos em todo o Brasil a abertura de novos espaços e novas portas para a rediscussão sobre esta cultura maravilhosa” disse ela.
Na sequência, Frank Ifatowo Edesola Adebayo, o Babá Frank, falou sobre suas viagens ao continente africano em busca de conhecimentos e criação no ano de 2015 da Sociedade Sotrayoruba em Campo Grande.
Segundo informações, Pai Frank não é somente liderança religiosa reconhecida em todo o Brasil, mas também tem nome em destaque no planeta. “O debate, a discussão e estudos sobre a cultura de matriz afro é muito importante para a nação, por isto devemos valorizar momentos tão especiais quanto este em Três Lagoas”.
O Jornalista e grande defensor da causa Cláudio César, conversou com o presidente do IDSEAMS, Eurides Silveira de Freitas, que desmarcou alguns compromissos, para participar pessoalmente da solenidade e confirmar futuras parcerias do Instituto com os representantes e defensores da cultura das matrizes africanas em Três Lagoas.
Babá Roberto, Presidente do Fórum Estadual de Cultura Afro de MS, destacou o momento histórico do município neste ato “Simples, mas de muito valor, onde teremos a chance de mostrar quem somos, onde estamos e quanto podemos contribuir para a sociedade três-lagoense” disse.
Professor José Bento de Arruda, Presidente do Conselho Municipal do Direito do Negro em Três Lagoas (CMDN), fala de sua participação na posse do primeiro Colegiado Setorial no município e região, sempre na luta de valorização e apoio da cultura de matriz africana, valorizando suas contribuições para a identidade do povo brasileiro. “Hoje, o processo é de certa forma individualizado, mas temos que unir o coletivo em pensamentos e ações, sempre buscando as melhores políticas públicas para nossas bandeiras” finalizou José Bento.
Veja as imagens