8 de setembro de 2024 13:17

Veja um truque apoiado pela ciência para obter ar mais frio do ventilador

Foto: Reprodução.

Terra Brasil Notícias

Não tem ar-condicionado? Não se preocupe. Com um truque surpreendentemente simples – um ventilador e algumas garrafas congeladas de água salgada – os dias quentes estão dominados. Mas, antes de explorarmos o “como fazer”, vamos entender rapidamente como o seu confiável ventilador funciona.

O zumbido do seu ventilador é o agradável som do motor elétrico acionando as pás numa rotação rápida. Enquanto giram, elas criam uma força que suga o ar ao redor, redirecionando-o para fora. Essa é a sua adorável brisa!

O fluxo de ar constante faz o suor evaporar da sua pele mais rapidamente, o que refresca você. Ajustar a velocidade, inclinação e oscilação do ventilador permite que você brinque com o fluxo de ar para encontrar a configuração perfeita.

Mas e se você quiser incrementar um pouco mais? Que tal transformar seu ventilador de uma “brisa agradável” para um “quem precisa de ar condicionado?” Eis a solução: seu ventilador, algumas garrafas de água congelada e sal.

Vamos juntar nossos materiais

Primeiro, você precisará de algumas garrafas vazias de refrigerante ou água. Encha-as com água da torneira, adicione uma quantidade generosa de sal e coloque-as no freezer até ficarem sólidas. Quando estiverem prontas, coloque-as na frente do seu ventilador e certifique-se de que o ar consegue passar por elas.

O truque apoiado pela ciência para obter ar mais frio do ventilador

Qual é a ciência por trás do ar mais fresco?

A verdadeira estrela do show aqui é a água salgada congelada evaporando. Quando o ventilador empurra o ar passando pelas garrafas, a água começa a evaporar, levando parte do calor com ela. O que sobra é uma explosão refrescante e fria de ar.

De acordo com os especialistas da Fundação Aquae, o sal é fundamental. Ele bagunça a estrutura do gelo, o que diminui o ponto de fusão da água. O resultado? Uma solução que permanece congelada por mais tempo que a água pura.

Agora, isso não vai substituir o seu ar-condicionado. Mas se você estiver num pequeno cômodo, pode ser uma alternativa sólida e ecológica para manter o calor à distância.

Checagem de segurança: o que devemos observar?

Apesar de esse truque inteligente ser uma salvação em dias escaldantes, não está livre de possíveis riscos.

Primeiramente, à medida que as garrafas geladas descongelam, podem causar condensação. Isso pode parecer inofensivo, mas essa umidade poderia danificar móveis, eletrônicos ou superfícies sensíveis à umidade.

Há também o perigo de derramamento de água. Se as garrafas congeladas não estiverem bem vedadas, poderiam vazar e causar acidentes ou danos.

Além disso, lembre-se de que esse truque pode não ser tão eficaz em climas úmidos ou espaços maiores. A umidade dificulta a evaporação da água salgada, o que reduz o efeito de resfriamento. E em espaços maiores, o ar frio das garrafas pode se diluir, tornando o efeito menos perceptível.

Antes de começar a congelar garrafas, esteja ciente desses possíveis riscos e tome precauções para evitar acidentes ou danos.

E sempre lembre-se, nada supera o conselho de um profissional ou métodos testados e comprovados para manter a sua casa fresca durante os longos e quentes dias de verão.

Créditos: Mistérios do Mundo.

 

 

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print