14 de julho de 2024 09:27

Fim do débito automático? Banco Central anuncia Pix para pagamentos periódicos

Foto: Reprodução

Terra Brasil Notícias

Nova modalidade vai permitir pagamentos recorrentes, como acontece com o débito em conta corrente.

Nesta quarta-feira (21), o Banco Central (BC) anunciou que a partir de abril do próximo ano estará disponível o serviço chamado de “Pix automático”. Essa nova opção permitirá que os usuários programem pagamentos recorrentes, funcionando de maneira semelhante aos débitos automáticos realizados em conta corrente.

As regras do Pix automático serão publicadas em setembro deste ano, e o desenvolvimento do sistema ocorrerá entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Os testes estão agendados para março de 2024, conforme o cronograma de implementação divulgado pela autoridade monetária.

A expectativa é que o Pix automático seja utilizado para pagamentos recorrentes, como contas de energia, telefone, mensalidades de academias, cursos de idiomas, além de serviços de streaming de filmes e músicas, entre outros. Diferentemente do débito automático, que requer acordos bilaterais entre várias instituições, o Pix automático dispensará essa necessidade.

Desde o seu lançamento em 2020, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o Pix tem sido amplamente adotado pela população e se tornou o meio de pagamento mais utilizado do Brasil.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print