23 de julho de 2024 02:20

Apenas 12,54% tomaram reforço contra Covid-19 com vacina bivalente em Três Lagoas

Já são quase dois meses após a liberação da vacina bivalente para todos aqueles com mais de 18 anos de idade, e até nesta quinta-feira (22), Três Lagoas registrou apenas 12,54% de cobertura vacinal da dose de reforço para Covid-19, segundo informou a Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% do público geral acima de 18 anos, que corresponde a 90.475 pessoas, entretanto, apenas 11.954 pessoas compareceram nos pontos de vacinação, representando apenas 12,54%.

Os números seguem o mesmo cenário registrado em todo o país, com procura abaixo de 15%, como também, a cobertura especialmente baixa entre os mais jovens. Na cidade, diferentemente dos jovens, os idosos são os que mais se vacinaram.

Um dos motivos que justificam a baixa cobertura seriam a queda considerável no número de casos da doença e consequentemente de óbitos, aponta a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja.

Apesar da redução de casos registrados nos últimos meses, a SMS ressalta que vem aumentando a incidência da doença, principalmente com a chegada do frio, evidenciando a importância do imunizante para evitar a Covid-19.

A bivalente, produzida pela farmacêutica Pfizer, garante proteção contra a cepa original, que causou a primeira onda da pandemia de Covid-19, e suas variantes. Para tomar o reforço, é necessário que a última aplicação das duas ou mais doses da vacina monovalente tenha ocorrido há no mínimo quatro meses. O novo imunizante está disponível para qualquer adulto.

Quem ainda não se imunizou com a bivalente, deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) referência do seu bairro, conforme horário de atendimento de cada sala de vacinação ou aos sábados na Feira Central Turística, das 07h às 11h.

MUTIRÃO

Neste sábado (24), a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS) promovem, “Mutirão de Vacinação” no Shopping Três Lagoas, das 16h às 21h.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print