19 de julho de 2024 09:07

Professor de Três Lagoas é campeão estadual de projeto educativo para o trânsito

O professor Jhon Maycon Ferreira Da Silva, da Escola Municipal “Eufrosina Pinto”, teve seu trabalho premiado em 1º lugar no Festival CETRAN de Educação e Segurança no Trânsito, na última quarta-feira (21), em Campo Grande.

O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso de Sul, tem como objetivo conceder o merecido reconhecimento aos profissionais de educação que desenvolvem projetos e ideias nas escolas sobre conscientização no trânsito.

O professor recebeu o troféu de campeão e também foi premiado com um celular Redmi Note 12S. A secretária de Educação e Cultura, Ângela Brito e o diretor da E.M “Eufrosina Pinto”, Vínicius Gonçalves, estiveram também no evento.

O projeto campeão do Estado, segundo Jhon, vem sendo desenvolvido desde 2021 com alunos dos 5º anos do ensino fundamental. “Em 2021, o projeto começou a ser colocado em prática com meus alunos na Escola Municipal Maria Eulália Vieira e nos anos seguintes, na Eufrosina. Sabemos da necessidade da máxima atenção e educação no trânsito de Três Lagoas, assim, criamos um conjunto de ideias que envolva cada aluno, explorando sua criatividade e despertando o interesse pelo assunto dentro de seu universo atual”, detalhou.

A ideia deu certo e foi bem aceita por todos. Funciona assim:

Com a supervisão do professor e coordenadores, a turma é dividida em grupos e vão para as esquinas próximas ao colégio para observar o trânsito dos veículos. Ali, devem anotar o número e tipo de veículos transitando no momento, todas as infrações cometidas, se pedestres utilizam a faixa, entre outros.

De posse das informações, fotos e vídeos, começa a criação do blog, que acontece na sala de informática da escola, onde todos contribuem com as informações para alimentar o portal.

Ainda tem a fixação do semáforo consciente na unidade, confecção e distribuição de panfletos para os alunos e toda comunidade escolar. “Divido esta alegria com toda minha família, com meus parceiros da Educação, com a atual Gestão e principalmente com os meus alunos, que são a razão disso tudo”, concluiu.
Todo o trabalho realizado pelos alunos do 5º ano D está disponível no link http://www.transitoescola5anod.blogspot.com

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print