14 de julho de 2024 10:36

Vírus Oz: Japão confirma primeira morte pela infecção no mundo

Michael Kesl

Terra Brasil Notícias

Mulher de 70 anos, da província de Ibaraki, tinha comorbidades, incluindo hipertensão e altos níveis de gordura no sangue

O Japão confirmou a primeira morte no mundo causada pela infecção pelo vírus Oz. O comunicado do Ministério da Saúde do país asiático foi divulgado na sexta-feira (23).

A mulher de 70 anos, da província de Ibaraki, tinha comorbidades, incluindo hipertensão e altos níveis de gordura no sangue. A paciente, que não tinha histórico de viagens ao exterior, apresentou mal-estar, perda de apetite, vômitos, dores nas articulações e febre alta. Testes para coronavírus foram negativos e ela foi medicada com antibióticos devido a suspeita de pneumonia, sendo liberada para observação em casa.

No entanto, a idosa voltou a ser internada em um hospital, com exames de sangue mostrando diminuição de plaquetas, distúrbios no fígado e nos rins e reação inflamatória intensa. Os médicos suspeitaram de infecção transmitida por artrópodes devido à observação de picadas de carrapatos no momento da admissão. Os testes foram negativos para infecção por bactérias riquétisias, como aquelas responsáveis pela febre maculosa.

A paciente apresentou problemas no coração e exames sugeriram um quadro de miocardite, que consiste na inflamação do músculo cardíaco. Apesar dos tratamentos, ela apresentou quadro súbito de fibrilação ventricular, que é um ritmo cardíaco anormal, e não resistiu.

Sobre o vírus Oz

O vírus Oz – chamado tecnicamente OZV – é um novo vírus do gênero Togotovírus, da família Orthomyxoviridae. De acordo com o Ministério da Saúde japonês, ele foi isolado e identificado em carrapato da espécie Amblyomma testudinarium no país em 2018.

Pesquisas de anticorpos no soro de animais no Japão detectaram anticorpos em algumas espécies animais, como macacos japoneses, javalis e veados, no Oeste e Leste do Japão, mas nenhum caso animal foi relatado até o momento.

Além disso, embora a investigação em humanos seja limitada, dois indivíduos com anticorpos foram encontrados em um estudo de 24 caçadores. Por outro lado, não houve relatos de detecção de anticorpos no soro ou detecção de vírus em animais ou humanos fora do Japão, segundo a pasta.

O Ministério da Saúde do país asiático afirma que este é o primeiro caso de morte pela infecção, associada ao quadro de miocardite. O diagnóstico foi confirmado por testes conduzidos no Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.

Outros vírus pertencentes ao gênero Togotovírus incluem o vírus Bourbon (BRBV), o vírus Dhori (DHOV) e o vírus Thogoto (THOV) 3). Muitos dos vírus deste gênero foram detectados em carrapatos e acredita-se eles sejam os principais vetores aos vertebrados.

CNN Brasil

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print