23 de julho de 2024 17:13

Com ações focadas na promoção do desenvolvimento, Prefeitura e Sebrae lançam agenda estratégica de Inocência

Inocência – Confeccionado por meio do programa Cidade Empreendedora, documento foi apresentado ao público durante Encontro Regional de Lideranças da Costa Leste

Na tarde dessa quarta-feira (28), o Sebrae/MS, a Prefeitura de Inocência, e a Associação Integra Costa Leste realizaram, em Inocência, o Encontro Regional de lideranças da Costa Leste com a participação de representantes de 11 cidades que integram a região. Na data, foi feito o lançamento da Agenda Estratégica de Inocência – documento elaborado, por meio do programa Cidade Empreendedora, que traz para o município 23 iniciativas voltadas para promover o desenvolvimento da cidade.

“Nossa avaliação é muito positiva, o Sebrae já vem trabalhando com a gente desde 2021, através do Cidade Empreendedora, e esse novo planejamento de ações irá contribuir muito para nos ajudar a melhorar as nossas empresas. Estamos vivendo um momento ímpar com a chegada da Arauco em nosso município. É um grande empreendimento que irá investir aqui e trazer rapidamente o futuro para Inocência, então, vamos atuar em conjunto para trazer para a nossa população trabalho, renda e segurança. Tenho certeza de que Inocência caminhará a passos largos para o desenvolvimento sustentável, social e econômico”, destacou o prefeito de Inocência, Toninho da Cofapi.


 Toninho da Cofapi – Prefeito de Inocência

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a Agenda Estratégica confeccionada para o município é uma das entregas do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora e será executada até 2024. O trabalho será desenvolvido para aumentar a visibilidade de Inocência e, principalmente, promover qualificação para os empreendedores e conexões corporativas que tragam mais competitividade às pequenas empresas, algo que irá impactar na Costa Leste como um todo.

“Nosso grande papel enquanto Sebrae é incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento. Desde 2021, atuamos em Inocência e realizamos mais de 2.500 atendimentos, dando apoio para que esses empreendedores possam crescer. Com a chegada de uma grande empresa na região, como a Arauco, vamos continuar trabalhando para qualificar os pequenos negócios e torná-los mais competitivos, fortalecendo a cadeia produtiva. Junto com Inocência, no total, são 8 municípios da Costa Leste atendidos pelo Cidade Empreendedora que recebem o acompanhamento do Sebrae, dessa maneira, iremos auxiliar no processo de desenvolvimento da região como um todo”, ressaltou Mendonça.

Entre as ações que compõem a Agenda Estratégica de Inocência está o fomento de oportunidades de negócios e a geração de emprego e renda a partir da instalação de uma fábrica de celulose que será feita no município pela empresa chilena Arauco SA. A construção da planta consiste no projeto Sucuriú, que foi apresentado às lideranças da Costa Leste durante o evento.

Para o diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Arauco, Mário José de Souza Neto, o diálogo sobre desenvolvimento engloba toda a comunidade e deve ser constante, desde o governo à sociedade local e lideranças regionais, para promover programas de valor compartilhado e, assim, proporcionar o crescimento sustentável. “O Sebrae é um parceiro estratégico e tem papel primordial nesse processo. Ele ajuda a promover a formação e capacitação de empreendedores, e a criação de novos negócios, acompanhando as demandas impulsionadas pelo crescimento da região”, expôs Neto.

Segundo o presidente da Associação Integra Costa Leste, Joaquim Romero, o projeto traz perspectivas de crescimento para toda a região. Ele destaca a importância da atuação conjunta das instituições e como o programa Cidade Empreendedora tem auxiliado no processo de desenvolvimento, com oito municípios assistidos dos 11 que integram a Costa Leste: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo.

“É gratificante para nós fazermos parte desse projeto desde o início, e participar desse grande evento em Inocência. Toda a Costa Leste, não só Inocência, mas todas as cidades da região se beneficiarão com o projeto Sucuriú. Nossa região tem todos os eixos de desenvolvimento: econômico, turismo, educação, saúde. Várias reuniões estão sendo feitas para integrar esses municípios e fomentar mais ainda esses eixos do estado”, comentou Romero.

Dentre as autoridades que participaram do Encontro Regional de lideranças da Costa Leste, estiveram presentes o conselheiro do Sebrae/MS e presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Alfredo Zamlutti; o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze; e o prefeito de Cassilândia, Jair Boni, além de representantes dos outros municípios da região.

Fortalecimento da cadeia produtiva e aumento da visibilidade do município

Dinamizar a economia e tornar Inocência um local atrativo para a instalação e desenvolvimento de negócios a partir da chegada da Arauco é um dos pontos a serem trabalhados por meio da Agenda Estratégica elaborada para o município. Dentre as ações, será feito um mapeamento para identificar quais pequenas empresas têm potencial para tornarem-se fornecedoras do novo empreendimento, além de promover a qualificação dos empreendedores.

O levantamento também irá verificar quais tipos de empreendimentos podem ser atraídos para o munícipio a partir da necessidade da grande empresa. O intuito é gerar novas oportunidades de negócio e o fortalecimento da cadeia produtiva, possibilitando o crescimento sustentável da economia. Outro ponto trazido pela Agenda Estratégica é a necessidade de aumentar a visibilidade de Inocência. O documento traz iniciativas que visam consolidar a imagem do município para o público externo, gerando reconhecimento pelas oportunidades de crescimento integrada às raízes culturais.

Sobre o projeto Sucuriú

O projeto Sucuriú, que tem a planta industrial localizada a 50 km de Inocência e fica na margem esquerda do Rio Sucuriú, tem início das obras previsto para 2025. O motivo da escolha da região leva em conta o escoamento pela rodovia, pela ferrovia e pela proximidade do rio.

Assim, Mato Grosso do Sul, que atualmente é o estado em 2º lugar no ranking em produção de celulose e o 1º em exportação, com o Projeto Sucuriú tem expectativa de se tornar o estado com a maior produção de celulose do mundo. O projeto tem expectativa de gerar ações de desenvolvimento de R$ 15 bilhões, e deve gerar 12 mil vagas de empregos na região.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS no número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print