Foto: Reprodução.
Doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos e câncer estão diretamente associados aos nossos hábitos à mesa e podem afetar drasticamente a nossa saúde.
Não é de hoje que uma série de estudos sobre o tema revelam que a alimentação e a nutrição inadequadas ocupam a segunda posição na lista de causas de câncer que podem ser prevenidas.
De acordo com números obtidos nos relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR), os hábitos à mesa correspondem até 20% dos casos da doença nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes causadas em decorrência do câncer.
Do outro lado da mesa, o consumo de certos alimentos pode estar associada não apenas a menor risco da doença como também representam uma importante prática de prevenção.
Por isso, a nutricionista oncológica Paula Pratti, do Centro de Excelência Oncológica, explica os benefícios de alimentos, que podem ser cultivados em casa e quais são os benefícios proporcionados por eles. Tome nota:
Vegetais verde-escuros – Couve, agrião, espinafre, Bretanha são ricos em ferro e ácido fólico, o que fortalece o organismo durante a quimioterapia. Eles também têm sido relacionados à prevenção do câncer de pulmão em fumantes e câncer colorretal.
Suco de romã – Estudos in vitro mostram que ele reduz a replicação de células cancerosas da próstata, além de reduzir as chances de metástases.
Crucíferas (brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho) – São alimentos sulfurados, que contêm o composto indol-3-carbinol, que atua na diminuição do estrogênio na circulação sanguínea, impedindo o aparecimento de células cancerígenas, que utilizam esse hormônio para crescer. Esses alimentos ajudam a manter os níveis normais de estrogênio no sangue. Um grande número de pesquisas tem relacionado o consumo regular de crucíferas com a prevenção do câncer. Eles também deve ser utilizados durante o tratamento oncológico.
Vegetais allium – Alho, alho-poró e cebolas verdes. Esses alimentos são ricos em vitaminas B1, B6 e C, fósforo ferro, potássio, zinco, magnésio, selênio, iodo, cobre, cálcio, além de compostos biologicamente ativos, como a alicina, tiosulfinatos. Pesquisas realizadas com animais mostram que o alho ajuda a diminuir o câncer de mama, pele e pulmão, além de colaborar na prevenção do câncer do cólon e do esôfago.
Catraca Livre
FONTE: terrabrasilnoticias.com