A região de Três Lagoas, que abrange os municípios de Água Clara, Selvíria e Três Lagoas conta uma população de 161.680 habitantes e, conforme levantamento de índices criminais monitorados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), entre os meses de janeiro e julho nos anos de 2022 e 2023 foi identificada redução de 28,6% nos crimes de Homicídio Doloso (14 no ano passado e 10 este ano).
Os crimes de roubo também tiveram considerável redução passando de 79 casos registrados e 2022, para 61 este ano (-22,8%). Roubos de veículos apontam redução de -66,7%. Foram anotados 6, no ano passado, e apenas 2, em 2023.
De acordo com o tenente-coronel Mauro César Sales Ormay, os bons resultados alcançados na região de Três Lagoas se dão por diversos fatores, entre eles, o planejamento estratégico que vai de 2023 a 2026. “Alinhado a tudo isso tem a união das forças de segurança de nosso Estado, que tem dado um grande resultado e também os investimentos do Governo na Segurança Pública. As ações desenvolvidas pelo Estado (através das forças de segurança) refletem na sociedade. Tivemos investimentos em viaturas, armamento de última geração, investimentos nas estruturas dos quarteis… E tudo isso vem a somar nos resultados obtidos pela polícia militar”, destaca.
“Nos últimos anos tivemos investimentos em capacitações, cursos e promoções e isso tudo vai agregando para que o nosso servidor trabalhe com mais confiança. Isso tudo incentiva nosso policial a querer trabalhar. O nosso policiamento ostensivo e preventivo está sendo feito com maior qualidade. A gestão de cada comandante de batalhão através do planejamento estratégico e através dos seus comandantes de área também. Isso tudo vem a somar para manutenção dos baixos índices de criminalidade. E quem ganha com isso realmente é a sociedade. Nós temos assim uma sociedade mais segura”, avalia.