A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece atendimento que é disponibilizado nas unidades de saúde do Município.
De acordo com a coordenadora de ESF’s, enfermeira Patrícia Chiochetta, as unidades de saúde do Município estão preparadas para atendimento e tratamento da doença. “O paciente que está com algum sintoma de tuberculose deve procurar uma unidade de saúde da família, onde é feito o diagnóstico, o tratamento e o correto acompanhamento da doença”, explicou Jeane.
Formas de transmissão
A tuberculose é transmissível por meio dos bacilos lançados pela tosse, que podem ser aspirados por outras pessoas. Têm maior risco de adoecer os indivíduos que vivem com tuberculose pulmonar, especialmente se estiver sem tratamento. O risco aumenta quando o doente mora em lugares fechados, pouco ventilados e ensolarados, assim como pessoas que vivem em condições de alimentação e saúde precárias.
Sintomas
A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch) e seus principais sintomas são: tosse seca ou produtiva por mais de três semanas, febre geralmente no final da tarde, cansaço excessivo e prostração, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e, em alguns casos, uma rouquidão.
Tratamento
É uma importante estratégia de prevenção para evitar o desenvolvimento da tuberculose ativa, especialmente nos contatos domiciliares, nas crianças e nos indivíduos com condições especiais. Por isso, a equipe de saúde realiza a avaliação dos contatos de pessoas com tuberculose e oferece o exame para diagnóstico aos demais grupos populacionais, mediante critérios para indicação do tratamento preventivo. O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Por: ASSECOM