O responsável pela área de sustentabilidade da SF Agropecuária, Matheus Henrique Veloso, mostrou aos baixinhos as granjas de suinocultura e como os dejetos dos suínos ajudam na produção de biogás, por meio dos biodigestores.
Esse biogás é revertido em energia que abastece as granjas, sendo que a unidade é hoje autossuficiente no consumo de energia.
Além disso, as crianças conheceram de perto como é realizado o processo de purificação do gás para extrair o biometano. Também tiraram fotos junto do trator que é abastecido por esse gás e o veículo foi recentemente adquirido pelos proprietários da fazenda, sendo importado na Inglaterra e o primeiro a veicular no Brasil.
CIDADE EMPREENDEDORA E INCLUSIVA
A ação faz parte de um projeto desenvolvido pela professora Ana Lúcia com o nome “Economizar para Sustentar” e tem o apoio da Prefeitura de Brasilândia por meio da Educação e faz parte também do Programa Cidade Empreendedora e Inclusiva em parceria com o Sebrae, por meio do Projeto Agro Mirim.
O Projeto Agro Mirim visa aproximar crianças e adolescentes de alimentos saudáveis e das oportunidades do setor rural.
O Projeto desenvolvido pela professora também trabalha outras ações na área da educação financeira, sustentabilidade e uso consciente dos recursos.