22 de março de 2025 19:10

Boletim confirma apenas um caso de dengue em Selvíria em 2024

Boletim divulgado pela Vigilância Sanitária confirma apenas um caso positivo de dengue em Selvíria em 2024. Ações para evitar o avanço da doença continuam em todas as regiões da cidade.

O Brasil registrou, nas primeiras três semanas deste ano, mais de 120 mil casos de dengue, o que representa quase o triplo de registro em relação ao mesmo período do ano passado.

Para evitar o avanço da doença em Selvíria, a equipe de Controle de Vetores vem intensificando as ações, como bloqueio nas regiões com casos suspeitos ou confirmados da doença e recolhimento de materiais que podem acumular água e virar criadouros do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue.

Vale ressaltar que é nessa época do ano, mais chuvosa, que o perigo aumenta. Por isso, é importante manter ações preventivas durante o verão, estação que acelera o ciclo de reprodução do mosquito devido ao aumento das temperaturas e chuvas.

As chuvas criam condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes, aumentando o risco de surtos de dengue e outras doenças, como zika e Chikungunya. Por isso, eliminar os criadouros deve ser uma tarefa contínua.

 

O que fazer para combater a dengue

– É importante que todos adotem cuidados básicos, erradicando locais de acúmulo de água parada.

– A melhor maneira de evitar essas doenças é eliminando os criadouros do aedes aegypti, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas PET e de vidro vazias, que acumulam água parada, o que é ideal para a procriação do mosquito transmissor da dengue. Se precisar guardar alguns desses materiais, coloque-os em locais cobertos e secos. Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo.

– Também não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.

– Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.

– Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.

Por: ASSECOM

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print