28 de abril de 2024 09:37

Sempre cansado? Especialista mostra 5 alimentos capazes de ‘sugar’ sua energia; veja lista

Imagem: Getty Images/iStockphoto

É comum que muitas pessoas recorram a lanches entre as refeições para satisfazer a fome e impulsionar os níveis de energia. No entanto, é importante notar que alguns alimentos e ingredientes podem ter o efeito contrário, deixando-nos mais fatigados. Considerando essa questão, uma especialista em nutrição compilou uma lista de cinco alimentos para incorporar à dieta, visando evitar a fadiga.

De acordo com a expert Ashleigh Tosh, em entrevista ao portal Express, estar atento à alimentação pode fazer a diferença no dia a dia. “Consumir comida rica em açúcar, carboidratos refinados e gorduras pode levar a picos e quedas drásticas nos níveis de açúcar no sangue, deixando as pessoas cansadas, irritadas e incapazes de se concentrar.”

Confira, abaixo, cinco lanches populares que podem causar falhas de energia, segundo a especialista Tosh:

Batata-frita

Estes petiscos podem provocar uma queda de energia porque, segundo a expert, são ricos em sal e gorduras prejudiciais à saúde.

“Uma quantidade excessiva de sal desidrata o corpo e faz você se sentir cansado, enquanto os carboidratos de ação rápida levam a uma queda de açúcar no sangue que esgota sua energia.”

Barra de chocolate

É verdade que comer uma barra de chocolate pode dar “aquele impulso de energia” por conta da cafeína.

Esse aumento, porém, logo é substituído por uma queda do açúcar. “Se você deseja algo doce, opte pelo chocolate amargo, pois proporciona uma energia mais sustentada”, aconselhou Ashleigh.

Cereal

“Os cereais são altamente processados ​​e carregados de açúcar, o que pode causar um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue, seguido por uma queda”, afirmou a especialista. Ela recomenda consumir granola integral ou fazer uma mistura de aveia em flocos, nozes, uva-passas e mel.

Iogurte açucarado

Os iogurtes são vistos como um lanche saudável, por isso, muitas pessoas podem achar surpreendente que eles causem falhas de energia. “Ele pode ser um excelente lanche para aumentar a energia se você optar pelo tipo grego, rico em proteínas e probióticos.”

Torradas

Outra opção popular de café da manhã ou lanche são as torradas. Segundo a profissional, isso contribui para o cansaço ​​porque o pão branco carece de fibras, o que pode causar desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue. “Uma opção mais energizante e nutritiva seria o pão integral com abacate.”

Com informações de Metrópoles

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print