Frase que agora estampa bonés de Lula e políticos governistas foi usada originalmente como mote de uma campanha nacional contra o PT
Paulo Cappelli Petrônio Viana-Metrópoles
“O Brasil é dos brasileiros”. A frase que agora estampa bonés de Lula e políticos governistas foi usada originalmente como mote de uma campanha nacional justamente contra o PT. Na ocasião, o slogan embalou programas eleitorais de José Serra (PSDB), que enfrentou Dilma Rousseff na corrida à Presidência, em 2010.
Agora sob o comando do publicitário Sidônio Palmeira, a Secretaria de Comunicação da Presidência sugeriu a mesma frase para estampar bonés usados por Lula, ministros e parlamentares governistas. Os adereços foram utilizados na véspera e no dia da eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado.
Bonés azuis foram distribuídos a Lula e aliados para provocar a oposição, que usou adereços vermelhos para exaltar a posse de Donald Trump nos Estados Unidos. À imprensa, o ministro das Relações Institucionais de Lula, Alexandre Padilha, disse ter comprado os bonés e pedido a Sidônio Palmeira a sugestão da frase.




“A ideia do boné quem me deu foi um pessoal da periferia da zona sul de São Paulo, do Parque Arariba. Aí tive a ideia de comprar esse boné para os ministros que viessem votar. Comprei os bonés e pedi para o Sidônio me dizer qual frase ele achava melhor”, disse Padilha, no sábado.
Procurada, a Secretaria de Comunicação Social do governo Lula preferiu não se manifestar sobre o uso da frase que já embalou campanha contra o PT.