15 de julho de 2025 22:42

Embaixada americana endossa nota de subsecretário sobre Moraes

Foto: TSE

Perfil oficial compartilhou publicação de subsecretário sobre carta de Trump contra Lula e ministro do STF

avatar Redação O Antagonista

O perfil oficial da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil compartilhou nesta segunda, 14, a nota publicada pelo subsecretário de Diplomacia Pública americano, Darren Beattie, com críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao governo Lula.

Na publicação, Beattie afirma que a carta enviada por Trump, anunciando tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, é uma consequência aos “ataques” de Moraes e Lula contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), à liberdade de expressão e ao comércio americano.

Eis a mensagem reproduzida pela embaixada:

O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano. Tais ataques são uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente”, publicou no X.

Além da embaixada, o conteúdo foi compartilhado pelo perfil oficial do escritório para assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA.

Carta de Trump

Na carta enviada a Lula, o republicano afirmou que a medida se deve em parte “aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos“.

Segundo o presidente americano, o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro “emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro“.

Trump também citou na comunicação o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem tem feito acenos como nunca antes após a cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro, no fim de semana.

Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual“, diz Trump na carta.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print