19 de julho de 2025 21:15

Jovens vereadores apresentam quatro projetos de lei durante sessão do Parlamento Jovem

Na noite desta quarta-feira (16), os jovens vereadores se reuniram no plenário para realizar a 2ª sessão ordinária do Parlamento Jovem, apresentando quatro projetos de lei e suas indicações. Rodrigo Terra, diretor da Escola do Legislativo esteve presente para absorver um pouco da experiência três-lagoense com o programa para a implementação na capital do estado.

Além do vereador Tonhão, presidente da Câmara, estavam presentes os vereadores: Evalda Reis, Marco Silva, Professor Pedrinho Junior e Sirlene dos Santos.

A sessão começou com um vídeo resumindo a 1ª sessão. Na sequência, as jovens vereadoras Sara Leite e Larissa Cyles cantaram, respectivamente, o hino nacional e municipal. Após leitura de trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Rodrigo Terra usou a tribuna: “fiquei encantado com as indicações apresentadas na primeira sessão (apresentadas no vídeo) e espero que continuem com muito mais nessa segunda”.

Terra agradeceu a oportunidade de estar ali o poder conhecer de perto o funcionamento para levar como modelo de Parlamento Jovem para Campo Grande. “Temos como proposta aprovar o programa em agosto e, em outubro, eleger os 29 vereadores mirins”, relatou.

O diretor finalizou desejando que todas as 79 cidades do estado de Mato Grosso do Sul tenham essa iniciativa e que Três Lagoas possa servir de modelo para todas elas.

Começando os ritos da sessão, os jovens aprovaram a ata da sessão anterior e fizeram a leitura das proposituras a serem analisadas. Ao todo, quatro projetos, os quais foram encaminhados para as comissões permanentes emitirem parecer prévio e depois voltarem para votação em plenário. Confira os projetos apresentados:

  • Projeto de lei nº02, de 15 de julho de 2025: “institui o Programa Municipal de Incentivo ao Pensamento Computacional nas Escolas Públicas de Três Lagoas/MS (autoria: jovem vereador Leonardo Alencar/Sesi)
  • Projeto de lei nº03, de 15 de julho de 2025: “institui o Programa Municipal Cantinho Verde como incentivo à criação e manutenção de pequenos espaços verdes urbanos em Três Lagoas/MS” (autoria: jovem vereador Sara Leite/Escola Batista)
  • Projeto de lei nº04, de 15 de julho de 2025: “institui o Programa Municipal Auxílio Atleta Três Lagoas” (autoria: jovem vereador Samuel Santana/Jomap)
  • Projeto de lei nº05, de 15 de julho de 2025: “dispõe sobre a instalação de pontos de ancoragem para linhas de vida em prédios com três ou mais andares” (autoria: jovem vereador Samuel Santana/Jomap)

Indicações

Arthur Ramos pede por cultura e meio ambiente. Lucas Otero pede melhorias no acesso ao IFMS. Solana Marques pede melhorias em trânsito e infraestrutura. Pietro Balen pede implantação de app para ensino online no Ensino Fundamental. Geiziel Dante pede ciclovia e melhorias em infraestrutura de campinho.

Maria Fernanda pede ações de conscientização com público estudantil. Leonardo Alencar pede por programa de parcerias, fiscalização ambiental e pavimentação. Alexia Rios pede por infra e melhorias na quadra da Lagoa Maior. Larissa Cyles pede por anfiteatro municipal, bebedouros públicos e brinquedos adaptados nas escolas públicas. Rafael Sales pede por melhorias na Lagoa Maior.

Sara Leite pede por trânsito e atendimento médico especializado para mulheres. Ryan Gomes pede melhorias nas abordagens de trânsito. Sara Cortes pede um centro de convenções e programa pedagógico. Samuel Santana pede faixa, calçada e limpeza de via pública.

Para conferir todas as indicações na íntegra, acesse nosso Instagram: @camara.treslagoas 

Arthur Ramos pede por cultura e meio ambiente

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), o vereador jovem Arthur Ramos (Afonso Pena, apadrinhado pelo vereador Daniel da Farmácia) apresentou indicações, solicitando ao poder executivo: criação de um Concurso de Teatro do Município de Três Lagoas; criação do Bosque dos Parlamentares Jovens; e a instalação do sistema móvel de captação de resíduos sólidos, conhecidos como bueiro inteligente.

Durante seu tempo de tribuna, Arthur falou sobre uma ação de plantio de árvores: “o que falta aqui na cidade é cor”, argumentou. O jovem vereador, encerrou lendo um trecho da crônica de Marina Colasanti: Eu sei, mas não devia (1937).

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.

A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.

A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.

A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.

A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.

A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.

A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.

A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma. 

Lucas Otero pede melhorias no acesso ao IFMS

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), o vereador jovem Lucas Otero (IFMS, apadrinhado pela vereadora Evalda Reis) apresentou indicações, solicitando ao poder executivo: a implantação de uma ciclovia em toda a extensão da rua Ângelo Melão situada no bairro Jardim das Paineiras, que acesso ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas; e o calçamento em área localizado na rua Ângelo Melão situada no bairro Jardim das Paineiras, ao lado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas.

Durante seu tempo de tribuna, Lucas celebrou o aniversário da vereadora Evalda Reis, sua madrinha política, depois defendeu suas indicações, relatando sempre o sofrimento dos alunos do IFMS. Por fim, comentou sobre algumas indicações de seus colegas, como os bueiros inteligentes e uso de apps para o ensino online. 

Solana Marques pede melhorias em trânsito e infraestrutura

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), a vereadora jovem Solana Marques (Jomap, apadrinhada pelo vereador Sargento Rodrigues) apresentou indicações, solicitando à secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra): retirada de um quebra-molas na rua Maria Queiroz Moreira, no cruzamento com a rua José Ribeiro de Sá Carvalho, no bairro Santos Dumont; e a resolução do problema da água parada na rua Maria Queiroz Moreira na altura do n°300, no bairro Santos Dumont.

Durante seu tempo de tribuna, Solana fez um resumo da Constituição Federal e questionou o horário de funcionamento dos postos de saúde. 

Pietro Balen pede implantação de app para ensino online no Ensino Fundamental

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), o vereador jovem Pietro Balen (Fernando Corrêa, apadrinhado pelo vereador Silverado) apresentou uma indicação para a secretaria de Educação e Cultura, solicitando a implantação no Ensino Fundamental do Município o aplicativo Khan Academy.

Durante seu tempo de tribuna, Pietro defendeu que o app já é usado no estado de São Paulo, Paraná e na cidade de Pelotas/RS. O jovem vereador trouxe dados mostrando a melhoria nos estudos após a adesão e uso da tecnologia no ensino. 

Geiziel Dante pede ciclovia e melhorias em infraestrutura de campinho

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), o vereador jovem Geiziel Dante (José Ferreira, apadrinhado pelo vereador Davis Martinelli) apresentou indicações, solicitando à secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra): ciclovia na rua Egídio Thomé desde a av. Júlio Ferreira Xavier (antiga av. Ponta Porã) até o bairro Jupiá; e iluminação e alambrado no campinho do bairro Sapolândia.

Durante seu tempo de tribuna, Geiziel defendeu suas indicações, em especial a ciclovia até o Jupiá: “a região tem alto movimento de caminhão e terra, o que dificulta e torna perigoso o acesso”. 

Maria Fernanda pede ações de conscientização com público estudantil

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), a vereadora jovem Maria Fernanda (Fernando Corrêa, apadrinhada pelo vereador Marco Silva) apresentou indicações, solicitando ao poder executivo: blitz educativas nas escolas de rede municipal e estadual de ensino, com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar sobre segurança no trânsito, uso correto da faixa de pedestre, uso do cinto de segurança e demais regras básicas de circulação; bandeiras oficiais da cidade, estado e Federação,  ao Projeto Florestinha, para fins de utilização em ações cívicas, educativas e ambientais realizadas com as crianças e adolescentes participantes; e a participação de alunos das escolas representadas pelos vereadores jovens, como espectadores das sessões, promovendo a integração e o interesse dos demais estudantes pelo funcionamento do Legislativo.

Durante seu tempo de tribuna, Maria defendeu suas indicações, reforçando a importância do Projeto Florestinha e de ações de conscientização para crianças e adolescentes. 

Leonardo Alencar pede por programa de parcerias, fiscalização ambiental e pavimentação

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), o vereador jovem Leonardo Alencar (Sesi, apadrinhado pelo vereador Marcus Bazé) apresentou indicações, solicitando ao poder executivo: criar ou divulgar um Programa Municipal de Parcerias para o Desenvolvimento de Três Lagoas/MS, com o objetivo de incentivar a participação do setor privado em obras, serviços e melhorias de interesse coletivo; melhorias na fiscalização e adoção de providências para evitar degradação ambiental no Parque Natural Municipal das Capivaras (Cascalheira); e malha asfáltica na rua Coronel João Filgueira, localizada no bairro Santa Rita.

Durante seu tempo de tribuna, Leonardo apresentou e defendeu seus pedidos, ressaltando a importância de parcerias para o desenvolvimento da cidade. O jovem vereador apresentou um projeto de lei, que institui o Programa Municipal de Incentivo ao Pensamento Computacional nas Escolas Públicas de Três Lagoas/MS. Este é o seu segundo projeto no programa. 

Alexia Rios pede por infra e melhorias na quadra da Lagoa Maior

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), a vereadora jovem Alexia Rios (Dom Aquino, apadrinhada pelo vereador Professor Pedrinho Junior) apresentou indicações, solicitando: a instalação de iluminação pública na rua Paraná, rua que liga o bairro Vila Haro ao bairro Vila Verde, e a reforma do Parquinho do bairro Guanabara (para a secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito); e a reforma da quadra poliesportiva da lagoa maior, considerando os alagamentos causados pela chuva (para a secretaria de Esporte, Juventude e Lazer).

Durante seu tempo de tribuna, Alexia defendeu suas indicações, destacando que a reforma de um parquinho é segurança para crianças e lazer para a população. 

Larissa Cyles pede por anfiteatro municipal, bebedouros públicos e brinquedos adaptados nas escolas públicas

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), a vereadora jovem Larissa Cyles (Maria Eulália, apadrinhada pela vereadora Professora Maria Diogo) apresentou indicações ao poder executivo, solicitando: construção de um Anfiteatro Municipal em Três Lagoas, destinado à realização de eventos culturais, educacionais, artísticos e sociais, contemplando a população com um espaço adequado, acessível e multifuncional; implantação de bebedouros públicos em pontos turísticos estratégicos da cidade, com estrutura adequada; e a aquisição e distribuição de brinquedos adaptados para crianças com deficiência nas unidades da Rede Municipal de Ensino.

Durante seu tempo de tribuna, Larissa agradeceu a equipe da Escola do Legislativo que tem atendido e acolhido muito bem todos os jovens vereadores. Depois, defendeu suas indicações, em especial, um espaço cultural, uma vez que o atual (Galpão da NOB) não está mais comportando as necessidades da cidade. 

Rafael Sales pede por melhorias na Lagoa Maior

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), o vereador jovem Rafael Sales (Edwards Corrêa, apadrinhado pelo vereador Fernando Jurado) apresentou indicações, solicitando ao poder executivo: instalação de um Monumento Vale da Celulose, em alusão à Capital Mundial da Celulose, a ser instalado na Lagoa Maior, no nosso Município; instalação de bebedouros públicos para cachorros e outros animais, no entorno da Lagoa Maior, em razão de que naquela localidade inexiste qualquer tipo de bebedouro para atender os animais que lá circulam; e a possibilidade de instalação de postes com placas solares, para carregamento de baterias de bicicletas elétricas, no entorno da Lagoa Maior, através de parceria público-privada ou outra modalidade.

Durante seu tempo de tribuna, Rafael declarou que busca diversificar nos pedidos, por isso, apresentou solicitações que englobam turismo, cuidado com animais, transporte e lazer. O jovem vereador apresentou dados sobre o custo da implantação e o benefício dos carregadores solares para bicicletas. 

Sara Leite pede por trânsito e atendimento médico especializado para mulheres

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), a vereadora jovem Sara Leite (Escola Batista, apadrinhada pela vereadora Sirlene dos Santos) apresentou indicações ao poder executivo, solicitando: a manutenção do semáforo da rua Coronel João Gonçalves de Oliveira, cruzamento com a Elvírio Mario Mancini, localizado perto do prédio do antigo SESI. O semáforo está com as lâmpadas danificadas dificultando a visibilidade das cores e isso está trazendo transtornos aos usuários que ali trafegam, podendo causar acidentes; a manutenção, pintura e revitalização das faixas de pedestre em diversos pontos da cidade de Três Lagoas, especialmente nas regiões de maior circulação, como escolas, hospitais, igrejas, comércios e cruzamentos movimentados; e o atendimento em saúde mental para mulheres na Clínica da Mulher, buscando garantir que as mulheres tenham acesso a serviços psicológicos e de apoio emocional, especialmente aquelas que enfrentam situações de violência ou doenças graves.

Durante seu tempo de tribuna, Sara Leite defendeu suas indicações. Como mulher, ressaltou a necessidade de identificação com o espaço e o profissional que vai fazer atendimentos. Por fim, relatou um caso sobre o perigo de faixas de pedestres mal sinalizadas.

A jovem vereadora apresentou um projeto de lei, que institui o Programa Municipal Cantinho Verde como incentivo à criação e manutenção de pequenos espaços verdes urbanos em Três Lagoas/MS. 

Ryan Gomes pede melhorias nas abordagens de trânsito

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), o vereador jovem Ryan Gomes (Dom Aquino, apadrinhado pelo vereador Mi do Santa Luzia) apresentou uma indicação ao poder executivo, solicitando melhorias nas abordagens realizadas pelos agentes de trânsito.

Durante seu tempo de tribuna, Ryan defendeu sua indicação, expondo o ponto de vista do trabalhador ou estudante que é abordado, às vezes até mesmo de forma agressiva. O jovem vereador defendendo treinamento contínuo dos agentes.

Sara Cortes pede um centro de convenções e programa pedagógico

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), a vereadora jovem Sara Cortes (Edwards Corrêa, apadrinhada pelo vereador Tonhão) apresentou suas indicações, solicitando ao executivo: construção de um Centro de Convenções, destinado à realização de eventos culturais, acadêmicos, empresariais, institucionais e turísticos em nosso município; e a realização de um evento municipal destinado ao público jovem, com apresentações artísticas e culturais, praça de alimentação com gastronomia elaborada por jovens empreendedores locais, além da instalação de um Balcão de Empregos e Oportunidades, com participação de empresas da cidade e instituições de ensino técnico e profissionalizante. Para a secretaria estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, solicitou a implementação de programas de apoio pedagógico específico nas escolas estaduais de ensino fundamental de Três Lagoas, em especial para atender alunos com idade entre 10 e 12 anos que ingressam com dificuldades acentuadas em leitura, escrita e interpretação de texto.

Durante seu tempo de tribuna, dirigiu-se a Rodrigo Terra, diretor da Escola do Legislativo de Campo Grande, que estava presente para acompanhar a sessão e usar o modelo do programa três-lagoense na capital: “me sinto orgulhosa de saber que de alguma forma estamos inspirando a criação de outros programas no Estado”. 

Samuel Santana pede faixa, calçada e limpeza de via pública

Durante a 2ª sessão do Parlamento Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (16), o vereador jovem Samuel Santana (Jomap, apadrinhado pelo vereador Mário Grespan) apresentou suas indicações, solicitando para a secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra): uma faixa elevada para travessia de pedestres na rua Egídio Thomé, n°1374, em frente à Igreja Evangélica Missão Projeto no Deserto (IEMPD) e à Panificadora Bela Massa; conclusão da calçada em frente ao Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim das Acácias, localizado na avenida Jary Mercante, no bairro Jardim das Acácias; e solicitando a limpeza e avaliação da rua Urias Ribeiro, no bairro Alto da Boa Vista.

Durante seu tempo de tribuna, Samuel defendeu suas indicações e os seus dois projetos de lei apresentados durante a sessão. O jovem vereador apresentou dois projetos, um que institui o Programa Municipal Auxílio Atleta Três Lagoas e outro que dispõe sobre a instalação de pontos de ancoragem para linhas de vida em prédios com três ou mais andares.

 

 

 

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print