Presidente Lula acirrou embate com Donald Trump, após sanções dos EUA ao Brasil. (Foto: Ricardo Stuckert/PR).
Perfis automatizados concentram interações sobre Lula e atacam pré-candidatos da oposição, segundo relatório da Brandwatch
Juan Araujo –
Perfis suspeitos, incluindo robôs e contas automatizadas, têm dominado as discussões sobre os pré-candidatos à Presidência de 2026 nas redes sociais. A presença dessas contas é mais intensa em publicações relacionadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em críticas a candidatos da oposição, como Tarcísio de Freitas.
Uma análise feita pela revista Veja, com auxílio da plataforma Brandwatch, utilizou inteligência artificial para monitorar interações entre 1º de julho e 2 de setembro, mapeando menções e o sentimento dos usuários em torno dos nomes cotados para a disputa de 2026.
Segundo o levantamento, Lula concentrou cerca de 8,7 milhões de citações, sete vezes mais que Tarcísio de Freitas (1,2 milhão). Outros possíveis concorrentes, como Romeu Zema, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado, tiveram participação bem menor nas interações.
Cerca de 364 usuários únicos comentaram sobre Lula, quase o dobro do registrado para Tarcísio. Cada usuário que citou Lula publicou, em média, 24 vezes, contra sete menções por usuário a Tarcísio.
O relatório da Brandwatch conclui que a atuação de perfis suspeitos, militância organizada ou robôs, tem protagonizado a discussão digital, tornando análises de opinião pública pouco confiáveis.