19 de setembro de 2025 23:20

Padilha recebe visto dos EUA para ir à ONU, mas com restrições

Alexandre Padilha recebeu um visto com restrições para ir à Assembleia-Geralda ONU, nos EUA

Ministro e seus familiares só poderão se deslocar nas redondezas do local de hospedagem e para os eventos em que for participar

Por Levy GuimarãesO TEMPO

BRASÍLIA – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu o visto do governo dos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a partir da próxima segunda-feira (22/9).

Havia um impasse até esta quinta-feira (18/9) porque o país norte-americano ainda não tinha concedido a permissão para o ministro integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Eu recebi o visto hoje, naquilo que é obrigação de um país que tem um acordo, sede com organismo internacional da ONU e da OPAS, que tem que garantir o acesso de uma autoridade convidada para esse evento. São dois momentos, tanto a assembleia geral da ONU, quanto a assembleia geral da OPAS”, confirmou Padilha.

No entanto, a autorização prevê restrições para Padilha se deslocar por Nova York. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, ele e sua família poderão se locomover apenas até cinco blocos a partir do local de hospedagem e nas rotas entre o hotel e a sede da ONU e da missão do Brasil junto às Nações Unidas.

No dia 15 de agosto, a família de Padilha recebeu um comunicado do Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo cancelando os vistos norte-americanos da filha e da mulher do ministro. Ele não foi atingido porque o seu visto perdeu a validade no ano passado.

De acordo com nota divulgada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, a retaliação é em razão da “cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano, no âmbito do programa Mais Médicos”.

 

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print