Sessão da Câmara que aprovou a licença menstrual. Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados.
Pela proposta, a trabalhadora precisará apresentar laudo médico que comprove as condições debilitantes que a impeçam temporariamente de exercer atividades
POR CARTACAPITAL.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira 28, um projeto de lei que prevê licença de até dois dias consecutivos por mês para mulheres que sofrem com sintomas graves associados ao fluxo menstrual. A proposta segue para análise no Senado.
Para ter direito ao afastamento remunerado, a trabalhadora precisará apresentar laudo médico que comprove as condições debilitantes que a impeçam temporariamente de exercer as atividades. A medida valerá para trabalhadoras com carteira assinada, estagiárias e empregadas domésticas.
O texto aprovado é a versão da relatora, deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), para o Projeto de Lei 1249/22, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). A proposta original previa um afastamento maior, de até rês dias às mulheres.
Pela proposta aprovada, caberá ao Poder Executivo definir o prazo de validade do laudo médico, a forma de apresentação e a e a periodicidade de sua renovação. As regras a serem definidas pelo governo federal deverão também considerar as peculiaridades das atividades exercidas pela mulher.


