29 de dezembro de 2025 17:22

Flávio supera Tarcísio e é preferido para substituir Bolsonaro contra Lula

Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) junto com Tarcísio de Freitas (Rep-SP) e Jair Bolsonaro (PL) – (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Senador filho do ex-presidente Bolsonaro avança e pontua 27,8% contra reeleição de Lula, e governador de SP tem 26,2%

Davi Soares – Diário do Poder

Confirmado há quatro dias como pré-candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL) já supera o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), em cenários da disputa presidencial de 1º turno contra a reeleição do presidente Lula (PT). O desempenho consolida o senador como preferido para substituir seu pai ex-presidente como nova alternativa presidencial da oposição para 2026, segundo os números da pesquisa nacional do instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta segunda-feira (29).

Nos cenários estimulados para 1º turno, o filho do ex-presidente Bolsonaro consolidou-se, numericamente, como o nome de oposição viável mais competitivo contra Lula. Flávio obteve 27,8% das intenções de voto, diante dos 37,6% do presidente petista, no Cenário 2 da pesquisa para o 1º turno. Tarcísio pontuou 26,2%, contra 37,8% de Lula, no Cenário 3.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) | (Foto: Senado Federal do Brasil)

Em um questionamento mais direto, o eleitor já definiu que Flávio Bolsonaro é o melhor nome para substituir seu pai, que não poderá disputar as eleições de 2026. Para 20,6% dos eleitores, o senador teria mais chances de ganhar o seu voto para Presidente do Brasil. Outros 13,7% escolhem Tarcísio, 10,3% a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e 9,8% o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). O curioso é que 27,3% responderam que nenhuma das alternativas teriam mais chances que Bolsonaro.

Apoio empolga

Com as bênçãos do pai, que atestou seu apoio ao filho senador em carta divulgada na quinta-feira (25), Flávio Bolsonaro avançou mais de 8 pontos percentuais, desde os 19,2% e 19,7% recebidos em outubro e novembro, respectivamente.

A escalada de intenções de votos do senador reflete a perspectiva de Jair Bolsonaro de que a pré-candidatura de Flávio já deu certo, exposta ao filho ainda no início deste mês de dezembro, já preso na sede da Polícia Federal, em Brasília.

A má notícia para a oposição é que Lula segue vencendo todos os cenários, nas simulações dos dois turnos das eleições de 2026.

A Paraná Pesquisas ouviu 2038 eleitores em 163 municípios de 26 Estados e no Distrito Federal. Uma amostra representativa do Brasil que atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print