Bola da Série A do Campeonato Brasileiro(foto: Jo Marcone/CBF)
Atualmente, oito clubes do futebol brasileiro estão punidos pela Fifa com transfer ban, que proíbe essas equipes de registrar reforços
Por Renan Liskai – Com a entrada do Botafogo ao longo desta semana, a lista de clubes brasileiros com transfer ban na Fifa aumentou. Ao todo, são oito equipes impedidas de registrar novos jogadores por causa de dívidas.
Corinthians e Botafogo encabeçam a lista. O Timão deve cerca de R$ 40 milhões ao Santos Laguna, do México, pela contratação de Félix Torres, e o Glorioso tem um débito de R$ 115 milhões com o Atlanta United, dos Estados Unidos, por Thiago Almada.
O Amazonas, que está na Série C, tem três transfer ban impostos. Todos eles foram ativados na reta final de 2025, sendo que um deles só cairá quando o débito for quitado 100%. Os outros dois têm prazo de três janelas e podem cair caso o clube faça um acordo com a outra parte.
A Ponte Preta tem apenas um transfer ban, mas ele só cairá se o clube paulista quitar a dívida que tem. O caso é o mesmo para o Ipatinga, único representante de Minas Gerais na lista.
Miramar-PB e Colorado-PR fecham a lista dos times masculinos. Os paraibanos estão impedidos de contratar por três janelas, enquanto os paranaenses precisarão quitar a dívida por inteiro para terem o banimento retirado.
Real Brasília e Avaí Kindermann são os dois times femininos impedidos de contratarem. Ambos enfrentam restrições por três janelas.
O período de transfer ban dos times brasileiros
- 22/1/2020 – Colorado-PR – Até quitar a dívida
- 29/1/2025 – Real Brasília-DF – 3 janelas – até janeiro/fevereiro de 2026
- 8/8/2025 – Ipatinga – Até quitar a dívida
- 12/8/2025 – Corinthians – 3 janelas – até julho/agosto de 2026
- 12/9/2025 – Miramar-PB – 3 janelas – até julho/agosto de 2026
- 23/9/2025 – Ponte Preta – Até quitar a dívida
- 29/9/2025 – Amazonas – Até quitar a dívida
- 7/10/2025 – Avaí Kindermann – 3 janelas – até julho/agosto de 2026
- 24/10/2025 – Amazonas – 3 janelas – até julho/agosto de 2026
- 30/12/2025 – Botafogo – 3 janelas – até janeiro/fevereiro de 2027

