12 de janeiro de 2026 09:53

Anistiados políticos, filhos de Herzog terão indenização; veja o valor

Vladimir Herzog foi um jornalista brasileiro torturado e morto durante a ditadura militar

O governo federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidanania, declarou como anistiados políticos Ivo e André Herzog, filhos do jornalista brasileiro Vladimir Herzog, torturado e morto durante a ditadura militar.

“Declarar anistiados políticos Ivo Herzog e André Herzog […], oficializar, em nome do Estado brasileiro, o pedido de desculpas pela perseguição sofrida no período ditarial”, diz a portaria assinada por ministra Macaé Evaristo.

No ano passado, o governo reconheceu Vladimir Herzog como anistiado político póstumo, 50 anos depois de sua morte. A viúva de Vladimir, Clarice Herzog, também foi declarada anisitada política e recebe uma pensão indenizatória do Estado.

Vladimir Herzog

Nascido na Iugoslávia, onde atualmente fica a Croácia, Vladimir Herzog veio ao Brasil ainda criança e fez carreira como jornalista e professor. Membro do Partido Comunista Brasileiro, Herzog foi torturado e assassinado por agentes do DOI-Codi, após ter sido convocado para depor às autoridades, em São Paulo, em 25 de outubro de 1975.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print