Marco Apolinário/JPN
Levantamento online TERMINA NESTE SÁBADO, DIA 31. Cidades com menos de 200 respostas não terão participação analisada pelo SeTur-SP
Os castilhenses – que nos três últimos anos participaram ativamente da Pesquisa Anual de Percepção do Turismo, promovida pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), parecem ter perdido interesse em ajudar o Governo Municipal a consolidar sua posição no cenário turístico do Estado.
O município, que iniciou 2026 como líder absoluto na participação regional da pesquisa, agora ocupa a 4ª posição entre as cidades da região que participam do levantamento, com menos de 200 respostas registradas até o último dia 26 de janeiro.
O prazo final para os cidadãos participarem da pesquisa termina neste sábado, dia 31, e somente municípios que registrarem acima de 200 respostas, terão seus dados incluídos na análise técnica feita pela SeTur-SP.
PARTICIPAÇÃO E RANKING REGIONAL
Esta é a 6ª edição da Pesquisa Anual de Percepção do Turismo e apenas 08 municípios da Região Turística Pantanal Paulista (RT-Pantanal Paulista) estão participando do levantamento: Andradina e Castilho (novos MITs), Sud Mennucci e Itapura (MITs com recursos financeiros), Suzanápolis, Murutinga do Sul e as Estâncias Turísticas de Ilha Solteira e Pereira Barreto.
No total, estas 08 cidades contabilizaram 929 respostas na pesquisa até 26 de janeiro. Deste montante, 279 participações são de Pereira Barreto, que assumiu a liderança regional, tendo Sud Mennucci como vice-líder no ranking da RT, com um total de 229 respostas. A “Terra do Rei do Gado” ocupa a terceira posição, com 202 respostas.
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO RANQUEAMENTO TURÍSTICO
Wânia Simões – diretora de Turismo de Castilho, ressalta que a participação do município nas duas edições anteriores da pesquisa se destacaram e que desde 2022/2023, Castilho tem superado metas e chamado a atenção do CIET e da própria SeTur:
“O comprometimento dos castilhenses com a Pesquisa pode render bons frutos para o Município do ponto de vista econômico, já que o repasse de verbas feito pelo Estado para promoção do Turismo nos MITs, leva em consideração o engajamento do município nesta pesquisa de Percepção, somando pontos importantes no Ranqueamento promovido pela SeTur a cada três anos”, explica a turismóloga.
Mas, para somar pontos no Ranqueamento, o Município deve contabilizar pelo menos 200 respostas na Pesquisa de Percepção do Turismo. No estágio atual da pesquisa, apenas Pereira Barreto, Sud Mennucci e Andradina, pontuariam no ranqueamento por ter contabilizado acima deste limite mínimo:
“Castilho perdeu a liderança regional e ainda não confirmou a participação mínima. Por isso, se você é cidadão castilhense e ainda não respondeu ao questionário, por favor, acesse o link que tem sido amplamente divulgado nas redes sociais ou leia o QR Code dos nossos anúncios com a câmera do seu celular. Quanto mais pessoas responderem, maiores as nossas chances de ampliar a pontuação no próximo Ranqueamento do Turismo Paulista. E a Prefeitura de Castilho só tem a agradecer pela reciprocidade e empenho dos nossos cidadãos”, finaliza Wânia.
RESPONDA A PESQUISA: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScicGZRKgQgLrat7jO7PWydBJW5JCtWz7wGJG3R70HXuDzreg/viewform


