31 de janeiro de 2026 06:59

Mantega articulou reunião de Lula com Vorcaro, que pagava a ele R$1 milhão por mês

Ex-ministro Guido Mantega, em foto de 2023 nas redes sociais.

Ex-ministro foi cinco vezes ao Planalto antes de levar banqueiro ao gabinete de Lula

Juan Araujo – Diário do Poder

Registros da agenda pública do Palácio do Planalto e informações de bastidores revelam que o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, desempenhou um papel de articulador entre o Governo Federal e o Banco Master ao longo de 2024. Mantega reuniu-se em ao menos cinco ocasiões com o assessor de Lula e chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola.

O empenho do ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff (PT) tem explicação: de acordo com revelação já divulgada, ele foi contratado para dar “consultporia”a Daniel Vorcaro mediante pagamento mensal de R$1 milhão.

O último desses diálogos ocorreu em 4 de dezembro, quando o ex-ministro esteve acompanhado pelo proprietário do Master, Daniel Vorcaro, embora o nome do banqueiro não tenha sido formalmente registrado na agenda daquele dia.

Naquele período, o Banco Master enfrentava dificuldades de liquidez e Mantega operava como um mediador na tentativa de viabilizar a venda da instituição ao Banco de Brasília (BRB). Após a conversa com o assessor presidencial, Mantega e Vorcaro solicitaram e obtiveram uma audiência direta com Lula no próprio gabinete presidencial.

O encontro com o mandatário contou com a participação de figuras do alto escalão, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Augusto Lima (então CEO do Master) e Gabriel Galípolo, que na época já havia sido indicado para assumir o comando do Banco Central.

Durante a conversa, Vorcaro manifestou seu interesse em combater a concentração do setor bancário nacional e relatou sofrer pressão do BTG Pactual. Segundo o banqueiro, o grupo de André Esteves teria demonstrado intenção de adquirir o Master por um valor meramente simbólico, o que o levou a questionar Lula se deveria levar a venda adiante ou manter o negócio.

Em resposta, o presidente Lula recomendou que Vorcaro não transferisse o controle do Master ao BTG. Na mesma ocasião, o chefe do Executivo aproveitou para tecer comentários negativos sobre André Esteves e criticar a gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central.

Historicamente, a relação de Mantega com o gabinete pessoal de Lula já registrava encontros anteriores, como os ocorridos em maio e novembro de 2023, embora não existam dados sobre reuniões entre o ex-ministro e Marcola nos anos de 2025 e 2026.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print