História de Vinícius Carvalho
Lula e ministro Joseli Parente Camelo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Areavip
O jornalista Merval Pereira revelou no Estúdio I da GloboNews, apresentado por Andreia Sadi nesta segunda-feira (9), que as Forças Armadas enquadraram Lula por conta dos escândalos no STF – Supremo Tribunal Federal.
Ele disse que os comandantes militares já fizeram chegar ao presidente Lula a ponderação de que, no julgamento da tentativa de golpe de estado, no dia 8 de janeiro, eles não se meteram, em referência à condenação histórica de militares de alta patente pela primeira vez na República.
Merval contou sobre a suposta ameaça dos militares, que indicaram que nenhum deles reagiu às condenações do 8 de janeiro. O jornalista ainda colocou como se o Governo Lula tivesse feito as condenações. “Vocês condenaram, o Supremo condenou quem eles quiseram...”.
Forças Armadas botam Lula contra a parede, diz canal
O repórter prosseguiu o relato, de que os chefes das Forças Armadas disseram que o Supremo condenou quem eles quiserem, fizeram tudo, e as FFAA assumiram a conta. Contudo, agora eles exigiriam saber o que irá acontecer no Supremo Tribunal Federal, revelou Merval, sem trazer maiores especificações.
Ele contou que agora o Lula está conversando com os militares. Em seguida, ele assume que não tem confirmação da conversa do Presidente com os militares, demonstrando que tudo é especulação. “E não consegui confirmar, mas haveria uma reunião ontem do Lula com os ministros militares exatamente para desanuviar esse clima”, disparou.
O jornalista, contudo, confirmou que pessoas que tiveram com o Lula disseram que ele estava muito preocupado com essa situação. E emendou que – ainda – não é insatisfação dos comandantes militares, é apenas um chamado de que estão de olho. Octávio Guedes percebendo a embromação não perdeu a oportunidade de ironizar: “É só um salve [das FFAA]. Mandaram um salve”.



