Nesta segunda-feira, 10 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate e Controle da Leishmaniose, instituído pela Lei Federal nº 12.604/2012. A data reforça a importância das ações de prevenção e conscientização sobre a doença e destaca o trabalho permanente realizado pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Departamento de Vigilância Epidemiológica.
A leishmaniose visceral é transmitida pela picada do mosquito-palha, também conhecido como asa-dura, tatuquira ou birigui. Crianças, gestantes, idosos e pessoas com baixa imunidade estão entre os grupos mais suscetíveis, o que reforça a importância dos cuidados preventivos.
Para combater a doença, o Município mantém um trabalho integrado entre a Vigilância Epidemiológica, Entomologia, Endemias, Centro de Controle de Zoonoses, Promoção da Saúde e Unidades de Saúde.
PREVENÇÃO COMEÇA EM CASA
O mosquito-palha encontra condições favoráveis para se desenvolver em locais com acúmulo de matéria orgânica. Por isso, a Prefeitura orienta a população a manter os quintais limpos, retirando regularmente folhas, frutos caídos, restos de vegetação, fezes de animais e outros materiais orgânicos.
Outra estratégia adotada pelo Município, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Fiocruz, é a utilização de coleiras impregnadas com deltametrina em cães. Atualmente, a ação é realizada nos bairros Santa Júlia, Santa Rita e em parte do Vila Alegre.
AÇÕES APÓS A CONFIRMAÇÃO DE UM CASO
Quando um caso de leishmaniose visceral humana é confirmado, a Prefeitura realiza ações voltadas tanto ao atendimento do paciente quanto ao controle da doença na região onde ele mora.
O tratamento é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, com atuação da Vigilância Epidemiológica na liberação e disponibilização da medicação, conforme indicação médica.
Ao mesmo tempo, as equipes realizam diferentes ações no território:
Entomologia: instala armadilhas para monitorar a presença do mosquito-palha;
Endemias: realiza manejo ambiental e borrifação com inseticida na residência e nos quarteirões do entorno;
Centro de Controle de Zoonoses: investiga os cães da região e realiza coleta para diagnóstico da leishmaniose visceral canina;
Promoção da Saúde: promove ações educativas nas Unidades de Saúde, orientando os moradores sobre a doença e as formas de prevenção.
MONITORAMENTO DURANTE TODO O ANO
O trabalho não acontece apenas após a confirmação de casos. A Prefeitura também mantém o monitoramento contínuo de áreas prioritárias, definido anualmente pelas equipes de Entomologia e Endemias.
Nessas regiões, são realizadas ações de manejo ambiental, instalação de armadilhas e borrifação. Após o período estabelecido, as armadilhas são novamente instaladas para acompanhar o comportamento do vetor e avaliar a efetividade das medidas adotadas.
A Entomologia também realiza investigações pontuais quando há solicitações da população ou demandas identificadas por outros setores, verificando a presença do mosquito-palha em determinadas áreas.

A PREVENÇÃO É RESPONSABILIDADE DE TODOS
A Prefeitura de Três Lagoas reforça que o combate à leishmaniose visceral é um trabalho permanente, que envolve prevenção, vigilância, monitoramento do vetor, cuidado com os animais, educação em saúde e atendimento aos pacientes.
A população também tem um papel fundamental. Manter os quintais limpos, observar possíveis sinais da doença nos animais de estimação e procurar uma Unidade de Saúde diante de sintomas como febre prolongada, perda de peso, fraqueza e aumento do baço ou do fígado são medidas importantes para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
| Texto por: | Da Redação | Foto por: | Reprodução Internet |



