Site especializado Footy Headlines diz que a mudança marcar o início da parceria da CBF com Jordan Brand, marca da Nike
A informação é do site especializado Footy Headlines, que afirma que a mudança vai marcar o início da parceria da CBF com a Jordan Brand, marca do grupo Nike, cuja logomarca também estará estampada na nova camisa vermelha. Desde 1996, apenas a marca da Nike aparece nas camisas oficiais da Seleção Brasileira.
A Seleção introduziu a camisa azul em 1950, após a derrota brasileira na final da Copa. Até então a camisa principal era branca e não existia uniforme alternativo. A agora tradicional camisa amarela da Seleção foi criada para a Copa de 1954 e o azul se tornou a camisa alternativa oficial nos anos 1960.
O vermelho, cor do PT e muitos outros partidos da esquerda no Brasil e no mundo, nunca foi usado como cor nos uniformes da Seleção. Já a camisa canarinha tem sido associada a partidos anti-PT desde as manifestações de rua em 2013. Ultimamente tem sido a camisa preferida de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Apesar do simbolismo e da aposta na polêmica, o vermelho já esteve presente em uniformes da Seleção, mas nas camisas dos goleiros. Em cinco “famílias” de uniformes, goleiros brasileiros vestiam vermelho. Além disso, a marca Jordan lançou uma camisa especial para a Seleção em 2016 que usava vermelho escuro nas mangas de uma camisa preta.
A nova camisa vermelha está prevista para ser lançada em março de 2026, poucos meses antes do início da Copa, mas também meses antes das Eleições 2026, no Brasil.