18 de agosto de 2025 11:36

Homenageados que fizeram a diferença nos 110 anos da Câmara

Ex-vereadores, pessoas que trabalharam para a evolução do Legislativo e servidores receberam a Comenda “Antônio de Souza Caldeira Queiroz”, criada para comemorar a data

Em 110 anos, a Câmara de Vereadores de Três Lagoas contou com inúmeros cidadãos que ofereceram seus nomes para construir uma história de compromisso com o município. Vereadores e servidores que trabalharam para oferecer o melhor para a população, seja por meio de leis ou do aprimoramento dos trabalhos administrativos internos, assim como da transparência e rigor com o dinheiro público.

Foram 25 legislaturas, 263 vereadores e mais de 4300 leis criadas para reger Três Lagoas, em todos os setores.

Por meio da Comenda “Antônio de Souza Caldeira Queiroz”, em alusão a este século e uma década de instalação legislativa, a Câmara prestou homenagem a 45 destas pessoas que atuaram em prol de uma instituição forte, independente, afinada com o Executivo quando o assunto é interesse do povo, focada em cumprir seu papel constitucional e, principalmente, em cumprir a missão de oferecer o melhor para o desenvolvimento da coletividade três-lagoense.

 

VEREADOR PROPONENTE VAGNER SILVERADO

Angelo Chaves Guerreiro

Nasceu em 3 de dezembro de 1968, em Presidente Bernardes, interior de São Paulo, onde morou com seus pais Angelo e Josefa (in memoriam), em um sítio.

Único filho homem, ajudava o pai na lavoura. Por isso, tinha pouco tempo para estudar e brincar: era da escola para a roça e as lições eram feitas à noite sob a luz de lamparina. Tais dificuldades o levaram a aprender a fazer artefatos em couro.

A renda que conseguiu com a comercialização dos mesmos foi essencial para consolidar a sua moradia em Mato Grosso do Sul, em 1985. Morou em Nova Andradina, Água Clara e, por fim, Três Lagoas, onde montou a sua própria fábrica, incluindo a exportação de seus produtos em couros para outros estados e países.

Dentro da profissão, estendeu apoio a entidades que apoiam jovens dependentes químicos e aos detentos do presídio da cidade. Conquistou o carinho dos moradores, principalmente das pessoas mais carentes.

A popularidade foi reconhecida e Guerreiro foi convidado para ser candidato a vereador. Mesmo com a inexperiência política, foi eleito para ocupar uma cadeira na Câmara de Três Lagoas, em 2004, e reeleito em 2008, quando ganhou como vereador mais bem votado na história do município, com 2.611 votos. Durante este período, ganhou inúmeras condecorações de vereador mais atuante.

Em 2006, se candidatou a deputado estadual e ficou como suplente, com mais de nove mil votos. Em 2010, Guerreiro tentou novamente uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e obteve mais de 16 mil votos, sendo mais de 14 mil em Três Lagoas, ganhando novamente o destaque de candidato de Três Lagoas ao cargo de deputado estadual mais bem votado na história da cidade, mas mesmo assim não foi eleito.

Em 2012, Angelo Guerreiro assumiu uma nova e importante missão, concorrer à prefeitura de Três Lagoas. Na disputa entre três candidatos, Guerreiro teve quase 24 mil votos e não se elegeu por uma diferença de pouco mais de três mil votos.

Em 2014, Guerreiro foi eleito deputado estadual pelo PSDB com 29.534 votos, superando o seu próprio recorde de votos somente em Três Lagoas, sendo considerado, novamente, o candidato com o maior número de votos da história do município para o cargo na Assembleia Legislativa.

Na Assembleia Legislativa, Angelo Guerreiro correu o Estado do MS, trabalhando e levantando as bandeiras da saúde e segurança. Sendo um dos deputados mais atuantes, não medindo esforços em prol da população, trabalhando com responsabilidade com seu eleitor.

Em 2015, recebe a maior honraria da Câmara Municipal de Três Lagoas, o Título de Cidadão Três-Lagoense.

Em 2016, torna-se prefeito de Três Lagoas com 30.033 votos, o que representa 59,11% dos votos válidos. Angelo Guerreiro foi prefeito de Três Lagoas, de 2017-2020.

Em 2020, foi reeleito prefeito de Três Lagoas, pelo PSDB, com 33.331 votos, o que corresponde a 63,92% dos votos válidos.

 

Vera Helena Arsioli Pinho

Nasceu na cidade de Registro (SP), em 26 de maio de 1974. Filha de Onildo Bezerra Pinho e Gisselda Marques Arsioli Pinho, tem dois irmãos, Ibsen e Helga, é casada com Élder Moreira de Oliveira e mãe de Messina e Pietra.

Quando tinha três anos de idade, a família se mudou para Três Lagoas. Formou-se em Técnica em prótese dentária na Unimar, em Marília (SP), é bacharel em Direito pela Faculdade Integradas de Três Lagoas (AEMS) e pedagoga formada pela UNAR.

Em 2015, recebeu o Título de Cidadã Três-lagoense, por ter toda uma vida voltada para o desenvolvimento de nossa cidade.

Servidora concursada de técnica em saúde bucal, trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde, em creches e escolas municipais.

Foi vereadora de 2003 a 2016 e contribuiu significativamente para o desenvolvimento de nosso município no Legislativo Municipal, atuando sempre em defesa da população mais vulnerável.

Sua capacidade e atuação em defesa dos que mais necessitam do apoio do poder público a levou no ano de 2017 a assumir a Secretaria de Assistência Social do município.

Vera é definida como gestora eficiente, comprometida e perspicaz. Ela desenvolveu uma gestão com essas características quando esteve à frente da Secretaria de Assistência Social. Líder empática, construiu uma equipe competente que faz da Secretaria de Assistência Social referência nacional.

 

 

VEREADOR PROPONENTE TONHÃO

José Augusto Morila Guerra

Dr. Guerra, como é mais conhecido, afirma ser cidadão três-lagoense por escolha e por vocação. Ao longo de décadas de atuação profissional e política, dedicou-se com notável comprometimento à promoção da saúde, da cidadania e do fortalecimento das instituições públicas no município.

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o homenageado fixou residência em Três Lagoas ainda na década de 1980, onde passou a exercer sua atividade como pediatra, sendo reconhecido como um dos profissionais mais respeitados e queridos pela população. Atuou de maneira destacada junto à Unimed Regional, além de manter intensa atividade voluntária, com participação expressiva na Pastoral da Criança, recebendo, inclusive, honrarias de instituições como o Rotary Club (Paul Harris Fellow) e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

No campo político, foi eleito vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 2004, exercendo mandato de 2005 a 2008. Durante esse período, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas para o biênio 2005–2006, conduzindo os trabalhos legislativos com ética, transparência e espírito público. Em sua gestão, fortaleceu o papel fiscalizador da Casa, valorizou o corpo técnico e administrativo, além de manter diálogo constante com os demais poderes e com a sociedade civil.

Também foi o responsável pela realização do primeiro concurso público para os quadros de servidores da Câmara, quando a instituição já tinha 90 anos. Ainda construiu gabinetes para que, pela primeira vez, os vereadores pudessem atender em salas individuais, pois, até então, tinham que se revezar em uma única sala.

Durante a presidência do Legislativo Municipal, Guerra participou ativamente de mobilizações de caráter regional, como a campanha pela redução do ICMS sobre o óleo diesel, em articulação com deputados estaduais e lideranças do setor produtivo, demonstrando espírito federativo e atenção aos impactos econômicos sobre a população local.

Mesmo após o encerramento do mandato parlamentar, o Dr. José Augusto Morila Guerra manteve-se comprometido com a vida pública. Em abril de 2025, participou como moderador do evento “Autismo em Foco”, realizado na sede do Poder Legislativo em parceria com a Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, onde defendeu políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce e ao atendimento especializado às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciando sua contínua atuação em defesa da saúde pública e da inclusão social.

Sua trajetória, pautada na responsabilidade técnica, compromisso ético e no amor pela cidade de Três Lagoas, o credenciam a receber o reconhecimento público desta Casa de Leis. Homenagear o Dr. José Augusto Morila Guerra é reconhecer uma vida inteira dedicada ao bem comum, tanto na medicina quanto na política, contribuindo de forma inestimável para o desenvolvimento humano, social e institucional do município.

 

Márcia Maria Souza da Costa Moura de Paula

Nasceu em Três Lagoas (MS), filha do coronel João da Costa Moura e de Vera Maria Moura. Única mulher entre quatro irmãos, destacou-se desde cedo por sua dedicação aos estudos e à vida pública.

Formou-se em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especializou-se com um mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atualmente cursa doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Iniciou sua carreira acadêmica em 1989, como professora universitária na UFMS, onde coordenou projetos de formação docente, desenvolveu pesquisas na área da linguagem e contribuiu significativamente para o fortalecimento da educação superior na região do Bolsão sul-mato-grossense.

Casada com o médico Sebastião Nogueira de Paula, é mãe de dois filhos, Gustavo e Murilo.

Sua trajetória política começou em 1996, quando foi eleita vereadora, cargo para o qual foi reeleita em 2000. Entre 2005 e 2006, assumiu a Secretaria Municipal de Cultura e, posteriormente, a pasta de Educação e Cultura, implementando ações voltadas à valorização do patrimônio cultural e à melhoria do ensino municipal. Em 2008, foi eleita vice-prefeita na chapa de Simone Tebet, assumiu a prefeitura em 2010, após a renúncia da titular. Seu desempenho à frente do Executivo municipal garantiu sua reeleição em 2012, com mandato até 2016.

Como prefeita, Márcia Moura liderou políticas públicas de impacto social, priorizando a infraestrutura urbana, a expansão do acesso à educação e a articulação com os governos estadual e federal para a implementação de programas habitacionais. Sua gestão também se destacou pelo apoio a iniciativas culturais e pelo diálogo constante com a comunidade, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento integral da cidade.

 

VEREADOR PROPONENTE FERNANDO JURADO

Jorge Augusto Galhardo Martinho

Natural da cidade do Rio de Janeiro, nasceu em 16 de fevereiro de 1959. Chegou em Três Lagoas, com os pais, em 1967. Ele e mais cinco irmãos. Filho de Walter Augusto Martinho, médico e vereador (por duas vezes) e da professora e ex-vereadora Marlene Galhardo Martinho (In memoriam), que, por muitos anos foi, proporcionalmente, a representante do legislativo municipal, eleita com mais votos.

Jorge Martinho formou-se em Odontologia, em 1981, e casou-se com a também cirurgiã dentista, Arlete Paro Melão Martinho, com quem teve três filhos: os médicos Rodrigo Melão, Bruna Melão Martinho e Vitor Melão Martinho. Hoje é avó de seis netos.

Jorge Martinho foi presidente da Associação Brasileira de Odontologia Regional de Três Lagoas – MS, de 2000 a 2003 e foi secretário municipal de Saúde de Três Lagoas, de 2006 a 2008.

Ele ainda foi eleito vereador de Três Lagoas, em dois mandatos: 2009 e 2016.

 

Lucio Queiroz Moreira

Nascido em Paranaíba, em 26 de novembro de 1944, é advogado e pecuarista. Vereador em dois mandatos em Três Lagoas, chegou à prefeitura quando ainda exercia função de presidente da Câmara, por nomeação federal, durante o regime militar, quando o município era área de segurança nacional. Sua nomeação foi aprovada pelo presidente João Figueiredo e assinada pelo governador Marcelo Miranda, em setembro de 1979.

Principais realizações

Educação, cultura e lazer

  • Reformas e ampliações de diversas escolas municipais, resultando em centenas de novas vagas de ensino.
  • Construção da Escola Profª Edwards Corrêa e Souza, idealizada por sua administração.
  • Criação da Casa da Cultura e da Casa do Artesão, além da realização de festivais como o III Festival Record de Música Sertaneja (1980), o I Festival de Balé (1981), exposições fotográficas, de filatelia, concursos de poesia e a oficialização da Semana do Folclore
  • Patrimônio histórico
  • Em maio de 1982, por decreto de sua gestão, tombou diversos marcos da cidade: o Jatobá centenário na Avenida Filinto Müller, a Igreja Santo Antônio, o Obelisco da Feira de Gado e o Relógio Central na Praça da Bandeira.

Infraestrutura e habitação

  • Implementou programas de habitação popular com conjuntos como Santo André (168 casas) e JK (192 casas), beneficiando servidores municipais via convênios com o BNH/FICAM.
  • Ampliou o acesso à água e esgoto com milhares de metros de rede distribuídas por diversos bairros, recuperou praças e o balneário municipal, reformou a Estação Rodoviária e expandiu telefonia pública, DDD e DDI em Três Lagoas — a primeira cidade do estado a ter a integração.

Drenagem urbana

  • Aproveitou convenções estaduais como o Plano de Complementação Urbana (PCU) e o programa Pró‑Cidade para realizar galerias de águas pluviais e extravasores na Lagoa Maior e Lagoa do Montalvão, além da ponte das Tabocas e outras pontes no distrito de Arapuá.

Ativismo pós-prefeitura

  • Após deixar o cargo, Lúcio Queirós tornou-se voz ativa na preservação do patrimônio histórico local. Em 2009, liderou mobilização para impedir a demolição do antigo edifício do fórum municipal, destacando sua importância simbólica e histórica da cidade.

 

 

VEREADORA PROPONENTE EVALDA REIS

Miguel Francisco Neves Duarte da Silva

Nasceu em 23 de maio de 1963, na cidade de Araçatuba (SP). Filho de Josefino Duarte da Silva e Edith Neves Silva, mudou-se ainda jovem para Três Lagoas/MS, onde construiu sua vida e sua história ao lado da esposa, Evalda Reis. Dessa união, nasceram duas filhas, Karoline e Júlia, e uma neta, Rafaela, que é motivo de grande orgulho.

Desde cedo, Miguel se destacou pelo seu comprometimento com a comunidade. Nos anos 1980, atuou como presidente do bairro Vila Alegre, período em que também fundou o Vila Alegre Esporte Clube, entidade que presidiu por três mandatos, promovendo esporte e cidadania para os moradores da região.

Profissionalmente, iniciou sua trajetória no Banco Econômico, ainda na década de 1980. Foi também um dos fundadores da UTAM (União Três-lagoense de Associações de Moradores), organização que fortaleceu o movimento comunitário no município.

Formado em Gestão Ambiental, Miguel trabalhou entre 2005 e 2013 na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sendo o principal responsável pelo paisagismo urbano, plantios e canteiros que embelezam Três Lagoas até hoje.

Na atuação política, também merece destaque. Foi vereador entre 2001 e 2004, contribuindo ativamente para a construção do novo Regimento Interno da Câmara Municipal. Durante seu mandato, lutou por melhorias para diversas comunidades, com destaque para as obras de asfaltamento, drenagem e galerias do bairro Jardim Alvorada, e foi peça fundamental para a chegada da energia elétrica no Pontal do Faia, conquista viabilizada com o apoio do então senador Ramez Tebet.

Há cinco anos, Miguel atua no SEST/SENAT, onde continua seu trabalho como responsável pelo paisagismo, sempre com o mesmo zelo e dedicação com que serve a cidade, há décadas.

Homem de luta, integridade e compromisso social, Miguel Duarte da Silva é reconhecido por sua trajetória marcada pelo amor à comunidade e pela constante busca por melhorias para Três Lagoas.

 

Visitação Veron da Motta -Tia Nega  (in memoriam)

Nasceu em 27 de junho de 1933, na cidade de Três Lagoas (MS). Filha de Justo José Veron e Alcinda Amâncio Batista, foi casada com Benedito Soares da Motta, conhecido como “Madrugada”, com quem teve dois filhos. É avó de seis netos e bisavó de oito bisnetos.

Desde jovem, Visitação, carinhosamente chamada de “Nega do Madrugada”, engajou-se em ações sociais ao lado do marido (que era ferroviário e vereador) voltadas ao amparo das pessoas mais vulneráveis. Sua trajetória de luta comunitária começou bem antes da vida política, sendo marcada por uma forte atuação social e comunitária.

Nos anos de 1980 a 1982, foi representante do Fundo Assistencial Sul-Mato-Grossense (FASUL) em Três Lagoas, período em que coordenou importantes programas sociais. Um deles foi o “Programa Panelão”, que beneficiou mais de três mil famílias com cestas básicas vendidas a preços reduzidos. Também foi responsável pela fundação das primeiras associações de bairro da cidade, entre elas as dos bairros Jardim Alvorada, Paranapungá e Santa Luzia. Implantou e coordenou hortas comunitárias nos bairros São João, Guanabara, Vila Nova e Santa Terezinha, garantindo alimentação a diversas famílias, além de organizar Clubes de Mães nos bairros Vila Guanabara e Santa Terezinha, que ofereciam cursos de corte, costura e bordado.

Como vice-presidente da Casa do Menor Infrator, ao lado da presidente Dona Aurora, desenvolveu um trabalho voluntário voltado à proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Também contribuiu diretamente com campanhas comunitárias e religiosas em apoio às igrejas Bom Jesus da Lapa, Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e Matriz.

Eleita vereadora por dois mandatos consecutivos, entre 1987 e 2005, passou a ser conhecida como “Tia Nega”. Durante sua atuação parlamentar, manteve o foco em iniciativas voltadas ao social e à dignidade da população.

Entre suas principais realizações como vereadora, destacam-se:

– A instalação do Velório Municipal, localizado na Circular da Lagoa Maior, por meio de indicação de sua autoria;

– A criação do Centro de Convivência Tia Nega, voltado ao acolhimento, alimentação e ocupação de idosos, marco pioneiro na cidade e referência para iniciativas semelhantes na região;

– A implementação do Sistema Municipal de Ambulâncias, garantindo atendimento emergencial aos moradores de Três Lagoas;

– A construção da creche no bairro Paranapungá, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade social.

Tia Nega também teve papel fundamental em diversas outras conquistas para o município, como:

– Isenção de impostos para terrenos utilizados em hortas comunitárias;

– Acabamento da creche do bairro Nossa Senhora Aparecida;

– Reforma da Igreja de Santo Antônio;

– Instalação de iluminação pública nas vilas Carioca e Piloto;

– Reforma da Praça do Jardim Alvorada;

– Drenagem da Terceira Lagoa, beneficiando oleiros locais;

– Construção de pontilhão entre os bairros Santa Rita e São João.

Mesmo após o fim de seus mandatos, Tia Nega manteve sua dedicação à comunidade. Aos 80 anos, concluiu o curso da Universidade da Melhor Idade (UMI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, sendo uma aluna assídua e participativa.

Seguiu como figura ativa e respeitada nas Associações da Terceira Idade, especialmente no Centro de Convivência que leva seu nome. Também exerceu, por dois mandatos, o cargo de vice-presidente do Grupo da Terceira Idade “Diva Taveira”.

Tia Nega foi um exemplo de dedicação, generosidade e amor à comunidade três-lagoense, deixando um legado de serviço público e solidariedade que continua inspirando gerações.

 

VEREADOR PROPONENTE MÁRIO GRESPAN

Aparecida Ferreira de Castro Areco – Idinha Areco

Residente na cidade de Três Lagoas, é filha do ex-vereador Olympio Azambuja de Castro e de Ana Bernardino Ferreira. Casada com Luiz Carlos Areco, mãe de Luiz Carlos de Castro Areco e Luiz Paulo de Castro Areco e avó de dois netos, Gabriel e Beatriz.

Atuou como professora na rede estadual de ensino, exerceu também o cargo de secretária de Administração do município, nos anos de 1993/1994.

Foi vereadora (eleita pelo extinto PFL) no período de 1989 a 1992. Atuou como vereadora constituinte da elaboração da Lei Orgânica do Munícipio, exercendo o cargo de vice-relatora.

Ela ainda exerceu o cargo de secretária da Câmara Municipal no biênio1991/1992. Atualmente, atua como artista plástica no município.

 

José Manuel Sejópoles

Nasceu em Três Lagoas, no dia 28 de outubro de 1949. Filho primogênito de João D´Escóssia Sejópoles e de Amélia Ferreira Sejópoles, casado há 53 anos com Francisca Ferreira de Castro Sejópoles com quem teve três filhos: João Netto, Annamélia e Annaluiza e é avô de cinco netos: Marianna, José Francisco, Luiza, João e João Pedro.

Formado em Ciências Econômicas, em 1984, e em Direito, em 1992, sempre exerceu a função de agente tributário, do Estado de Mato Grosso do Sul, até a aposentadoria.

Foi eleito vereador em 1992 e exerceu o cargo na legislatura de 1993 a 1996. Ele se define como alguém que faz política com grande dose de amor e caridade. Através da paixão em ajudar o próximo, principalmente a comunidade, apresentou diversos projetos, ficando por muito tempo conhecido como o vereador com maior número de projetos de lei, em menor espaço de tempo.

Seu grande orgulho são as leis: nº 1.202/1994, que autoriza o Poder Executivo a conceder aos servidores públicos municipais, pais de portadores de deficiência, um salário mínimo, a título de complementação salarial; e a lei nº 1.165/1993 que dispõe sobre a isenção da cobrança do IPTU, ambas repercutem até hoje, agradecimento de grande parte da comunidade.

Apesar de não exercer nenhum cargo eletivo, continua com prestigio na comunidade, sendo um amigo querido e confidente das pessoas que o conhecem e zelam por sua companhia. É, diariamente, visto conversando divertidamente em diversas calçadas do bairro Santo André.

 

 

VEREADOR PROPONENTE DAVIS MARTINELLI

Jorge Aparecido Queiroz

Natural de Três Lagoas, nascido em 23 de abril de 1965, é casado, há 36 anos, com Marlene Amaro da Silva Queiroz. Tem três filhos: Barbara Amaro Queiroz (médica), Bruno (engenheiro civil casado com Karine), Jorge Junior (advogado, casado com Heloisa) e tem dois netos: Jorge Neto e Maria Luiza.

Jorge é engenheiro eletricista de formação, formado na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), em 1989. Foi proprietário do Depósito de Gás Parati, no período de 1989 a 1999, daí se originou o apelido de “Jorginho do Gás”. Trabalhou como engenheiro, na Secretaria de Obras do município de 1991 e 1992, na gestão do prefeito Miguel Jorge Tabox. Foi gerente adjunto de obras, no período de 2001 a 2004, na gestão do prefeito dr. Issam Fares.

Foi eleito vereador em 2004, sendo o mais votado. Foi reeleito em 2008, 2012, 2016, e 2020, sendo vereador por 5 mandatos consecutivos de 2005 a 2024. Foi o primeiro membro do PSDB a presidir a Câmara, nos últimos 25 anos. Também foi o primeiro presidente reeleito da história da Casa de leis e o presidente da Câmara, durante a celebração dos 100 anos de Três Lagoas.

Hoje, é diretor administrativo da Câmara Municipal de Três Lagoas (MS).

 

Wilma Luzia Lara

Nascida em Guapé (MG), é mãe de dois filhos: Luana Lara Hahmed (engenheira civil) e Lucas Lara Hahmed (médico). É graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Com apenas 32 anos, a engenheira civil Wilma Luzia Lara assumiu a presidência da Câmara para o biênio 1997‑1998, sendo conhecida por ter sido a primeira — e até hoje única — mulher a presidir o Legislativo Municipal:

Nas eleições municipais, foram eleitas oito mulheres para a Câmara de Vereadores, num total de 15 cadeiras, resultando em uma composição recorde chamada de “a Câmara mais feminina do Brasil”.

Sob sua liderança, esse grupo feminino fortaleceu oposição à proposta de aposentadoria especial para vereadores, extinguindo o feito, defendendo assim a legalidade e o mérito público. As vereadoras atuaram, fortemente no processo de industrialização, objetivando o desenvolvimento e a geração de empregos, bem como lutaram por causas em defesa das mulheres e dos mais necessitados.

Wilma Lara recebeu diversas homenagens em sua trajetória política, dentre elas destacamos os títulos: “Madrinha dos Bombeiros Militares” e “Colaboradora Amiga da Polícia Militar”, recebeu a medalha “Comenda Centenário Legislativo”, em comemoração aos 100 anos da Câmara de Três Lagoas.

A atuação profissional de Wilma Lara é marcada pela forte atuação como empresária no ramo da construção civil, executando inúmeras obras em Três Lagoas e em diversos municípios de estado de Mato Grosso do Sul. Ela também foi secretária municipal de Infraestrutura, no município de Bataguassu/MS.

 

 

VEREADOR PROPONENTE MARCUS  BAZÉ

Jurandir da Cunha Viana Junior,

Nascido em 06 de março de 1958, em Três Lagoas, “Nuna”, como é mais conhecido, é casado, pai de dois filhos. Graduado em Administração de Empresas e Educação Física, exerceu a atividade de professor universitário no curso de Educação Física, também foi atuante na Secretaria Municipal de Educação, sobretudo no departamento de infraestrutura, onde trabalhou pela melhoria do transporte escolar da zona rural.

Eleito vereador em dois mandatos 2009 a 2012 e 2013 a 2016, apresentou diversos requerimentos, indicações e projetos contribuindo com melhorias para a cidade.

Em seu primeiro mandato como vereador, comandou a presidência da Câmara Municipal de Três Lagoas, no biênio 2011-2012, deixando como feitos a realização de concurso público para provimento de cargos no Legislativo e a construção de um anexo para abrigar a nova composição de vereadores.

Desenvolveu o primeiro projeto contra o bullying na educação e ainda teve como frutos do primeiro mandato, as seguintes proposituras: implantação da feira noturna, do projeto Bombeiros do Amanhã e a criação da Semana Municipal da Água, entre outros projetos de relevância social e ambiental. Também teve como bandeira o desenvolvimento da escola em tempo integral.

Eleito com 1.155 votos pelo PMDB, iniciou seu segundo mandato com metas de trabalhar para a implantação da Clínica do Homem e a criação do museu municipal. Em fevereiro de 2014, Nuna licenciou-se para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em julho de 2015, o vereador retornou para sua vaga na Casa de Leis, assumindo a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e a Comissão de Finanças e Orçamentos.

Dentre várias atividades, foi diretor da Casa do Trabalhador e assessor especial do Programa Municipal de Defesa do Consumidor “PROCON TL”.

 

Patrocínio de Souza Marinho Junior (in memoriam)

Nascido em Três Lagoas, no dia 25 de fevereiro de 1949, filho de Patrocínio de Souza Marinho e Flausina Assunção Marinho. Casou-se em junho de 1975, com Valdete Lehugeur em Bauru (SP), com quem conviveu até 1990 e teve dois filhos: André Luis Lehugeur Marinho e Adriana Lehugeur Marinho.

Estudou na cidade de Bauru (SP), de 1972 a 1974 e é graduado em economia.

Exerceu a função de agente fazendário e pecuarista. Foi eleito vereador, exercendo o cargo na Casa de Lei, de 1988 a 1992, como terceiro mais votado no Município, contribuindo efetivamente com o desenvolvimento da cidade, apresentado diversos projetos, requerimentos e indicações.

Foi exemplar na vida pública e particular, falecendo precocemente aos seus 44 anos, vítima de infarto em 1993, interrompendo sua trajetória, mas deixando seu legado e muita saudade entre os amigos e familiares.

 

 

VEREADOR PROPONENTE MI DO SANTA LUZIA

Sueli Trannin Bernardo

Nasceu no dia 18 de dezembro de 1950, na cidade de Cachoeiras de Macacu (RJ), filha de Altair Cabral Trannin e Terezinha de Jesus Ramos Trannin.

Em 1960, a família Trannin chega a Três Lagoas e no Distrito de Arapuá. O pai atuou como vereador e prefeito (quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul).

Na época, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979.

Sueli Trannin exerceu o cargo de professora voluntária, na prefeitura de Três Lagoas, entre fevereiro de 1966 e dezembro de 1968. Dava aula para o pré-primário.

Em fevereiro de 1973, recebeu o cargo de delegada de Oficio Público no Cartório de Paz de Arapuá.

Casou-se com o ferroviário Antonio de Jesus Bernardo (in Memorian) e passou a ter nome de Sueli Trannin Bernardo, com quem teve três filhos: Marcio Luís, Paulo Henrique e Marcia Cristina, que lhe deram oito netos e três bisnetos.

Com o falecimento do pai, em agosto de 1985, a família precisava de alguém para dar seguimento na política na sucessão de Altair, se pensou em vários nomes, até no esposo de Sueli, o Toninho, mas chegaram ao consenso que teria que ser Sueli Trannin.

De cartorária a política, com o nome forte de seu pai, Sueli no ano de 1988, foi eleita a vereadora no PDS, com 524 votos, na gestão do prefeito Miguel Jorge Tabox (PTB). Com ajuda de seu esposo fez um trabalho dinâmico, dando uma nova cara ao Distrito de “Arapuá”.

Reeleita vereadora do PDS, no ano de 1992, com 578 votos, juntamente com o então eleito prefeito José Pedro Batiston do PST. Uma gestão muito difícil para a vereadora já que o prefeito Batiston, teve uma administração desastrosa e difícil.

Em 1996, agora pelo PFL, obteve mais um mandato, com 628 votos, tendo como prefeito eleito Dr. Issam Fares, do PMDB. Sueli ajudou Fares na votação de vários projetos, entre eles a instalação de fábricas em Três Lagoas, sendo a primeira a fábrica da Mabel.

A pedido do então senador da República, Ramez Tebet, Sueli vai para o PMDB, onde tentou várias eleições a vereadora novamente, mesmo com 1.146 votos em 2008, não conseguiu uma das dez cadeiras na Câmara Municipal de Três Lagoas. Atualmente está filiada ao PSDB.

Veja alguns trabalhos conseguido pela ex-vereadora concluídos em Arapuá e Três Lagoas

— 4,5 Km de asfalto da Rodovia Estadual 459, a qual leva o nome de seu pai, o saudoso “Altair Cabral Trannin”, que liga a BR 262 ao Arapuá em frente a praça, da gestão do Governador Pedro Pedrossian e Deputado Cicero.

— Em 27 de outubro de 1991, aconteceu a inauguração do Hospital, Maternidade e Posto de Saúde, a pedido da então vereadora Suely Trannin Bernardo, conseguido na gestão do saudoso prefeito Miguel Tabox, que homenageou Altair Cabral Trannin.

 

Kléber Carlos Carvalho

Nascido em 1 de dezembro de 1969, em Três Lagoas (MS), casado com Celina Ribeiro Ramos Carvalho, tem dois filhos: Paulo Roberto Ribeiro Carvalho e Bruno Ribeiro Carvalho, sendo avô de dois netos. É formado em técnico em contabilidade.

Foi eleito vereador para o mandato de 2013 a 2016, com 907 votos. Durante o exercício do cargo, teve diversas indicações atendidas e projetos de lei aprovados, destacando-se dois de grande relevância: o que regulamenta a utilização de calçadas e passeios públicos, por parte de empresários, para a exposição de mercadorias e o projeto que estabelece limites para os horários de início de shows na cidade.

Atua de forma constante na vida pública, é empresário do ramo de contabilidade, há 35 anos. Disputou a reeleição em 2016, mas não obteve o coeficiente eleitoral necessário dentro da legenda para garantir a recondução ao cargo. Nas eleições de 2020, candidatou-se pelo partido PODEMOS, ficando como primeiro suplente de vereador. Já nas eleições de 2024, concorreu pelo UNIÃO BRASIL, novamente sendo o primeiro suplente.

 

VEREADOR PROPONENTE SARGENTO RODRIGUES

Akira Otsubo

Um líder visionário para o Mato Grosso do Sul, Akira Otsubo nasceu em 15 de janeiro de 1938, na cidade de Mirandópolis, no Estado de São Paulo. Oriundo de uma família de pequenos produtores rurais, aprendeu desde cedo o valor do trabalho ao lado do pai na lavoura, que garantia o sustento de sua família. Essa educação baseada no esforço e na dedicação marcaria profundamente sua trajetória de vida. Em 1949, mudou-se para o município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, onde iniciaria sua notável jornada como empreendedor, professor, político e líder comunitário.

Já em Três Lagoas, Akira abriu seu primeiro negócio, uma mercearia, que permaneceu ativa por vários anos. Demonstrando visão empreendedora, tornou-se proprietário de outros estabelecimentos na cidade, como sorveteria e churrascaria, além de ter trabalhado como fotógrafo. Paralelamente, buscou sua formação superior, graduando-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas Rui Barbosa, localizada em Andradina, Estado de São Paulo. Após sua formação, Akira ampliou sua atuação profissional. Ele tornou-se professor, compartilhando seus conhecimentos e ajudando a formar novos talentos, e abriu um escritório de contabilidade em Três Lagoas, onde prestou serviços para a comunidade, consolidando-se como uma figura de relevância tanto no setor educacional quanto no empresarial.

A entrada de Akira na vida pública começou ao ingressar no quadro efetivo de agentes fazendários de Mato Grosso do Sul, o que lhe permitiu atuar diretamente na administração tributária do estado. Movido por seu carisma, dedicação e proximidade com a população, foi eleito vereador de Três Lagoas em 1970, sendo reeleito por mais três mandatos consecutivos, destacando-se por sua atenção às demandas locais. Em 1982, Akira deu início à sua trajetória política estadual. Ele foi eleito deputado estadual pelo Mato Grosso do Sul e reeleito sete vezes consecutivas, o que o consolidou como um dos políticos mais longevos e respeitados da história do estado. Seu trabalho incansável em prol das cidades e sua dedicação à melhoria das condições da população renderam-lhe o reconhecimento como o “representante do Bolsão Sul-mato-grossense”, uma região que sempre defendeu com empenho e paixão.

Ao longo de seus mandatos, Akira trabalhou para trazer avanços estruturais, econômicos e sociais para diversos municípios, sendo lembrado como um líder próximo à comunidade e sensível às necessidades do povo.

Em abril de 2013, Akira Otsubo ampliou sua atuação política ao assumir o mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados, onde foi designado membro titular da Comissão de Finanças e Tributação e suplente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Nessa posição, deixou sua marca ao tratar com seriedade questões relacionadas ao orçamento público e às políticas financeiras.

Dedicado à vida pública, Akira também teve destaque no Executivo. Entre 2016 e 2020, ocupou o cargo de vice-prefeito de Bataguassu, onde contribuiu significativamente para o desenvolvimento local ao lado da gestão municipal. Em 2020, foi eleito prefeito de Bataguassu, assumindo o desafio de liderar o município até 2024. Durante sua gestão, Akira promoveu melhorias em infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico, deixando um legado de progresso regional.

Atualmente, Akira Otsubo é um destacado empresário em seu estado, sendo proprietário do Centro Gastronômico Villas Parque, em Bataguassu. O empreendimento é mais do que um negócio — é uma iniciativa que une lazer, cultura e valorização da economia local, simbolizando a visão de Akira em apoiar e fortalecer sua comunidade.

Ao longo de sua admirável trajetória, Akira Otsubo firmou-se como uma figura central no desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. Seja como político, professor, contador, empresário ou líder comunitário, ele exemplificou valores como dedicação, ética e compromisso público. Seu trabalho foi essencial para fortalecer o Bolsão Sul-mato-grossense, região que representou incansavelmente, mas seu impacto positivo se espalhou por todo o estado, marcando gerações e inspirando futuros líderes.

Sua história é um testemunho de como o esforço e o amor pela comunidade podem transformar vidas. Akira não apenas contribuiu para o crescimento de Mato Grosso do Sul, mas deixou um exemplo de liderança e humanidade que permanecerá vivo na memória e nos corações do povo sul-mato-grossense.

 

Antônio João Campos de Carvalho

Antônio João Campos de Carvalho, nasceu em 24 de junho de 1949, na cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Filho de Rosana Silveira Carvalho e Renata Silveira Carvalho, casado com Janda Penha Silva Carvalho,  avô de Isabelle Albanez Carvalho e Júlia Albanez Carvalho

Formação Acadêmica:

Ensino Fundamental: Escola Estadual 2 de Julho, Três Lagoas (1956–1960)

Ensino Ginasial: Escola Estadual 2 de Julho, Três Lagoas (1961–1964)

Ensino Médio:

Instituto Estudantil Manoel Bento da Cruz, Araçatuba-SP (1965–1966)

Colégio Iguassu, Curitiba-PR (1967)

Graduação em Medicina: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba. Formado em 13 de dezembro de 1973

Especializações e Formação Complementares

Urologia: Serviço de Urologia do Prof. João Atila Rocha, Hospital de Clínicas da UFPR, Curitiba (1974–1975)

Psicanálise: Sociedade Psicanálise

 

VEREADOR PROPONENTE ROBSON DO ALINHAMENTO

Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior

Conhecido como Tonhão, é natural de Três Lagoas (MS) e formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Foi eleito vereador, pela primeira vez em 2004, aos 22 anos. Ele conquistou seis mandatos consecutivos, apresentando centenas de proposições e participando ativamente das sessões da Câmara Municipal. Em 2025, foi eleito presidente do Legislativo para o biênio 2025–2026.

Reconhecido por sua atuação ética e pela proximidade com a população, Tonhão é referência em trabalho sério, compromisso com a cidade e dedicação à vida pública.

 

Amilton Aparecido da Silva

Natural de Três Lagoas (MS), é advogado e casado com Cristina Martins Gonçalves da Silva, com quem tem três filhas: Arilene Aparecida da Silva, Fabiana Martins da Silva e Karoline Martins Dantas, e ainda quatro netos e dois bisnetos. Exerceu o mandato de vereador no município entre os anos de 2000 e 2004, destacando-se pela atuação voltada às causas sociais e comunitárias.

Atualmente, é presbítero na Assembleia de Deus – Ministério Belém, em Três Lagoas, onde integra a diretoria da igreja como 1º Secretário. Também é membro da CONFRADENS (Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no estado de Mato Grosso do Sul), contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do evangelho.

 

VEREADOR PROPONENTE PROFESSOR PEDRINHO JÚNIOR

Breno César Vitório Gonçalves

Mais conhecido como Negu Breno, filho de Serleide Vitório Gonçalves e João Machado Gonçalves, é de família cristã católica e campista. Sua trajetória é marcada por intensa atuação social e política:

– Ex-presidente da Juventude Partidária

– Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

– Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos dos Negros

– Ex-presidente da escola de samba mais antiga de Três Lagoas – Acadêmicos Unidos de Três Lagoas

– Ex-diretor de Esporte e Lazer do Município

– Atual primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores

Graduado em Educação Física, dedicou-se a causas como educação, esporte, juventude, movimento negro, saúde e assistência social. Em pouco mais de três anos de mandato como vereador, apresentou projetos transformadores, incluindo:

✔ Faixas elevadas em frente a todas as escolas municipais

✔ Programa de incentivo ao esporte

✔ *Cursinho pré-vestibular*para jovens de baixa renda

✔ Redução de jornada e aumento salarial para servidores da educação

✔ Atendimento psicológico em unidades de saúde para crianças vulneráveis

Dentre seus projetos aprovados destacam-se:

– Reconhecimento da capoeira como atividade educacional

– Instituição do Dia Municipal da Liderança Comunitária

– Criação do Dia Municipal do Skate e da Semana do Hip Hop

– Programa Pequenos Atletas

– Isenção de tarifa no transporte público para candidatos do ENEM e ENCCEJA

Sua atuação elevou padrões institucionais, estruturou políticas públicas e transformou realidades, priorizando sempre o bem-estar das comunidades.

Por onde passou, entregou resultados concretos, melhorando significativamente a qualidade de vida da população.

 

Dr Issam Fares Junior

Nascido em São Paulo/SP, em 1972, chegou no município ainda muito pequeno, no ano de 1974, quando o pai, Issam Fares terminou a residência de ginecologia -obstetrícia e cirurgia geral, na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Botucatu (SP).

Em terras três-lagoenses, a família Fares construiu história e proporcionou diversos benefícios aos moradores. O patriarca Issam Fares, como médico e prefeito, apresentou vários projetos de lei e ofereceu atendimentos à comunidade. A matriarca Isabel Galvanin Guidio, esposa de Issam, natural de Ipaussu (SP), atuou como professora e se tornou referência profissional na Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais). O filho, Issam Fares Junior, seguiu os passos do pai, tanto na carreira médica como política, possibilitando realizar relevantes serviços na saúde municipal.

Na vida profissional, ele se especializou em medicina do trabalho. A partir dos anos 2000, fez diferença na saúde do município. Especialmente, em 2007, quando Issam Fares Junior iniciou uma metodologia que foi excepcional ao atender mais de 13 mil colaboradores, com a chegada da multinacional Votorantim Papel e Celulose.

De médico ao ofício de atuar em cargo político, foram passos desafiadores e motivantes. Desde a vida acadêmica, Issam Fares Junior sempre foi envolvido com gestão de grupo e liderança estudantil, com o objetivo de debater e lutar por melhores condições da faculdade, por exemplo, representando a turma do curso, em quase todo o período até a formação.

A união da vivência estudantil e os ensinamentos do pai, resultaram em sua eleição, em  2020, tornando-se vereador na Câmara Municipal de Três Lagoas. Esse trajeto histórico foi um marco na vida dele, que afirma se sentir grato por contribuir com a expansão e desenvolvimento de Três Lagoas. “É uma benção, gratificante e louvável, porque Três Lagoas só cresce a cada ano. Hoje, a cidade tem três hospitais. Vários momentos marcaram minha vida em Três Lagoas, como o nascimento das minhas duas filhas, a Iasmin e Elana. Como médico, participar da construção da obra da Votorantim. E na política, ser eleito em uma eleição, é uma emoção que só sabe quem sente. Além de todos os movimentos construídos pelo meu pai e minha família”.

 

VEREADORA PROPONENTE PROFESSORA MARIA DIOGO

Maria da Silva Prates Oliveri “Bel do PT”

Formada em Serviço Social. Estudou magistério e especialização em Educação. Trabalhou como coordenadora da Pastoral Social de Três Lagoas, de 1983 a 1996. Em 1996, foi eleita a primeira vereadora mulher pelo Partido dos Trabalhadores, onde fez histórias prestando vários serviços à população três-lagoense.

Foi professora de Serviço Social na faculdade Reunidas de Ilha Solteira e na Faculdade AEMS de Três Lagoas. Participou na organização e coordenação do Movimento Popular de Mulheres do MS e também do Movimento Popular de Mulheres de Três Lagoas. Trabalhou na organização e articulação política durante o governo Zeca do PT e até hoje é um exemplo de militante do Partido dos Trabalhadores.

Como vereadora, teve seu mandato divido em duas fases: os primeiros dois anos sendo base do então prefeito Issam Fares. A mesma fez indicações e acompanhamento dos atingidos pelo enchimento da barragem de Porto Primavera, como oleiros, pescadores e agricultores familiares. Acompanhou as lutas dos servidores públicos estaduais contra o atraso de cinco meses de salários.

Nos últimos dois anos de mandato, fez oposição ao governo Issam. E teve seus embasamentos em requerimentos de fiscalização e ações de viabilização de projetos junto ao governo Zeca.

Seu principal legado foi a conquista da criação e desenvolvimento do Movimento Popular das Mulheres, onde encabeçou várias lutas em relação às mulheres em diversos cenários.

 

Gilmar Garcia Tostsa

Nascido em 31 de janeiro de 1961, em Cassilândia/MS, Gilmar Garcia mudou-se ainda criança para Três Lagoas com sua família, cidade que se tornaria o palco de sua trajetória pessoal e pública. Em 1983, casou-se com Iolanda, com quem teve três filhas: Laura, Carolina e Beatriz.

Formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, em Araçatuba/SP, na turma de 1987, Gilmar iniciou sua carreira política em 1996, ao ser eleito vereador. Desde então, seu objetivo primordial tem sido auxiliar o próximo, representar a voz da população e lutar por uma sociedade mais justa e uma política pautada na ética, compromisso e responsabilidade. Socialista democrático, Gilmar defende a igualdade e a fraternidade, acreditando que para fazer diferença tem que construir sua trajetória pessoal, profissional e pública pensando em deixar um legado para seus descendentes e para a cidade onde vive.

Sua atuação na Câmara Municipal se deu de 1997 a 2008. Em 2008, disputou a prefeitura municipal, alcançando o segundo lugar em uma concorrida eleição, com quatro candidatos. No período em que esteve sem mandato, Gilmar dedicou-se à advocacia, sem deixar de lado o contato com a comunidade três-lagoense. Em 2012, foi novamente eleito vereador e reeleito em 2016, finalizando seu último mandato em 2020.

Gilmar Garcia, durante seus mandatos, destacou-se por sua atuação propositiva e pela autoria de importantes projetos que se transformaram em leis benéficas para a população. Entre várias iniciativas, destacam-se algumas:

– Projetos Sociais: A criação da Tenda da Cidadania e do Gabinete Solidário, que aproximaram o vereador da comunidade e proporcionaram ajuda direta a famílias e entidades necessitadas, como o Lar dos Idosos de Três Lagoas, além da doação de cadeiras de rodas.

 

VEREADOR PROPONENTE MARCO SILVA

Carlos Renée de Oliveira Venâncio

Natural de Osasco/SP, Renée Venâncio é policial federal aposentado, tendo dedicado mais de duas décadas ao serviço público na área de segurança. Ingressou na Polícia Federal em 1996, sendo lotado na Delegacia de Polícia Federal em Três Lagoas/MS, onde exerceu suas funções até o ano de 2020, sempre pautado pela legalidade, eficiência e compromisso com o interesse público.

Em 2016, foi eleito vereador do município de Três Lagoas/MS, para o mandato correspondente ao quadriênio 2017-2020. Durante sua atuação parlamentar, destacou-se pela condução responsável de seu mandato, com ênfase em pautas voltadas à segurança pública, ao fortalecimento da cidadania e ao desenvolvimento do município.

A trajetória de Carlos Renée é marcada pela seriedade, pelo respeito à coisa pública e pela dedicação à coletividade, reunindo sólida experiência nas esferas administrativa e legislativa.

 

Paulo Carlos Veron da Mota

Nascido em 08 de maio de 1955 em Três Lagoas/MS, Paulo Carlos Veron da Motta, é médico há 40 anos e ex-presidente da Associação Médica de Três Lagoas. Filho da ilustre vereadora Visitação Veron da Motta, conhecida popularmente como Tia Nega, e de Benedito Soares da Mota, o Madrugada, o Dr. Paulo herdou o compromisso com o serviço público.

Atuou como parlamentar nesta Casa de Leis no período de 2020 a 2024, eleito com 1.305 votos pelo partido Solidariedade, prestando com excelência serviços à comunidade três-lagoense.

 

VEREADOR PROPONENTE DANIEL DA FARMÁCIA

Luiz Canário do Nascimento

Filho de José Canário Maciel e Irinéia Ana do Nascimento, natural de Castilho (SP), tendo nascido no dia 19 de julho de 1947; é casado com Luzia Alves Pereira do Nascimento.

Canário foi funcionário público municipal do Departamento de Contabilidade da Prefeitura entre os anos de 1965 até novembro de 1982, quando foi eleito vereador.

Enquanto vereador, o homenageado prestou serviços para a comunidade e assessorava o setor de limpeza pública, fazendo a limpeza de terrenos baldios nos bairros Santa Rita até o Jardim Dourados. Essa forma de atuação do nosso homenageado contribuiu muito para a prevenção da proliferação de vetores e animais peçonhentos, o que auxiliava na manutenção da saúde pública do município.

Outro ponto de destaque da vida pública do nosso homenageado é que ele prestava assistência social a diversas pessoas carentes que necessitavam de alimentação, medicamentos, pagamento de partos, sepultamento de pessoas – nesse afazer era sempre auxiliado pelo Sr. Frank Alves e pelo falecido Sr. Duilio Fabri.

Enquanto vereador, nunca deixou de votar em projetos da Prefeitura que beneficiavam o povo e a comunidade de Três Lagoas.

 

Carlos Nunes Zuque (in memoriam)

Natural de Ponta Porã, se estabeleceu em Três Lagoas. Casou-se com a Sra. Aparecida Costa Zuque e foi aqui que se destacou na vida da cidade, contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento.

Conhecido carinhosamente como Zucão, iniciou sua vida profissional como pedreiro e, com muito trabalho, conseguiu amealhar patrimônio, tornando-se pecuarista. Elegeu-se vereador em 1976, época em que a Câmara Municipal não possuía prédio próprio e funcionava no Paço Municipal.

Zucão empenhou esforços, junto ao então prefeito Miguel Tabox, para obter a área destinada à construção do prédio da Câmara. Para viabilizar a obra, obteve doação em dinheiro de seu amigo Miguel Tabox, que custeou o forro do salão da Câmara, e do Sr. Reynaldo Mustafá, que doou um bem apreendido pela Receita Federal, cujo valor foi utilizado para pagar a cobertura de zinco do prédio. O restante dos materiais e a mão de obra foram totalmente custeados por Zucão.

Assim, rendemos agradecimentos ao esforço deste grande homem, responsável pela construção do prédio que abriga o Legislativo Municipal de Três Lagoas.

Entre suas inúmeras contribuições em benefício do município, onde exerceu o mandato de vereador por 24 anos, destacam-se:

  1. A pedido do prefeito Marcolino Garcia, construiu a caixa d’água que marcou a história da cidade, permitindo que as residências passassem a receber água encanada.
  2. Como pedreiro, auxiliou na construção de mais de 400 casas e ergueu o prédio mais alto de Três Lagoas: o Edifício Ipanema.
  3. Em 1959, participou da fundação do Rotary Club de Três Lagoas.
  4. No esporte, teve papel decisivo, junto ao então governador Pedro Pedrossian, para a construção do Estádio Madrugadão, que leva o nome de Benedito Soares da Mota, seu amigo.
  5. Também no esporte, iniciou a fundação do espaço para dois campeonatos de motocross, no antigo Buracão, colocando à disposição máquinas e mão de obra para o evento.
  6. Intercedeu para a cessão da área destinada à instalação da Escola FUNLEC e do Batalhão da Polícia Militar.
  7. Trabalhou para que a BR-262, inicialmente planejada para atender apenas Bataguassu, passasse por Três Lagoas, ligando o município a Campo Grande; doou material para a obra, fornecendo cascalho retirado de sua fazenda.
  8. Doou terras para a formação do Bairro Zucão e colaborou na criação dos bairros Parque São Carlos e Vila Evaldo.
  9. Homenageou Zequinha Barbosa, atleta de Três Lagoas, pela conquista de medalhas no Mundial de Atletismo.
  10. Em 1991, foi homenageado pelos funcionários da Câmara Municipal, em reconhecimento aos esforços desse homem ímpar, que marcou a história da cidade, deixando um legado indelével na vida dos três-lagoenses.

 

VEREADORA PROPONENTE SIRLENE DOS SANTOS

Olentino Garcia de Queiroz

Nascido em 06 de maio de 1950, em Aparecida do Taboado/MS, Olentino Garcia de Queiroz é filho de Lazaro Garcia de Queiroz e Maria Luiza de Souza, e cresceu entre onze irmãos. Ao lado da esposa Maria Lúcia de Queiroz, construiu uma linda família com três filhos: Érica (in memoriam), Olentino Júnior e Adriano.

Formado em Geografia pela UFMS e Farmácia pela FAI, atuou por mais de 55 anos no comércio farmacêutico em Três Lagoas, sempre com ética, dedicação e respeito.

Sua contribuição à cidade também se destacou na vida pública: foi vereador entre 1983 e 1988, exercendo seu mandato com seriedade, responsabilidade e atenção às necessidades da população. Defensor da saúde, da educação e do desenvolvimento local, deixou sua marca como um político íntegro e atuante. Também teve importante papel como líder de classe, sendo presidente e vice-presidente da AFPF, delegado Honorário do CRF-MS e delegado do Simprofar-MS.

Homem de princípios, exemplo de cidadão comprometido e do bem, Olentino Garcia de Queiroz deixa um legado de amor, caráter e serviço à comunidade.

Dr. Adir Pires Maia 

Nascido na Fazenda São José, em Inocência/MS, Adir Pires Maia enfrentou desde cedo as dificuldades do interior sul-mato-grossense. Foi alfabetizado pela professora Iolanda Elias Rachid e, aos 11 anos, mudou-se para Três Lagoas em busca de estudo. Passou por internatos, fugas, retornos e superou os desafios da vida na fazenda para retomar seus estudos e seguir seu sonho.

Determinou-se pela medicina e, com esforço, formou-se pela Universidade Federal do Paraná. Atuou em São Paulo, Ilha Solteira e retornou a Três Lagoas, onde consolidou sua carreira no Hospital Auxiliadora, sempre com dedicação à saúde e à comunidade.

Na vida pública, foi eleito vereador em 1981, seguindo os passos do pai, ex-vereador em Inocência. Exercendo dois mandatos, manteve postura ética e colaborativa, mesmo em tempos de oposição.

Pai de quatro filhos, Juliano (diplomata), Adir Júnior (especialista em imagem), Maria Luiza (médica) e Cassiano Rojas Maia (médico e atual prefeito de Três Lagoas), vê sua família perpetuar o espírito de serviço e compromisso com a sociedade.

Dr. Adir é símbolo da evolução de Três Lagoas e exemplo de como trabalho, valores e amor à cidade podem transformar vidas e deixar um legado duradouro.

 

TODOS OS VEREADORES PROPONENTES

Valdomiro Aguirre

Nascido em Aquidauana (MS), em 29 de outubro de 1954, é casado com a professora Maria das Graças Rocha Aguirre. O casal tem três filhos: Milena Rocha Aguirre Cudeiro de Abreu, Michela Rocha Aguirre (in memoriam) e Valdomiro Aguirre Filho. É avô de duas netas: Maria Eduarda Cudeiro Aguirre e Alana Aguirre Corpa.

Na trajetória profissional, destaca a formação em Educação Física (licenciado) e bacharel em Direito. Atuou no SESI, na coordenação de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, foi professor na Rede Estadual de Ensino, presidente da Comissão Municipal de Esporte (atual SEJUVEL), na gestão dos Dr. Lúcio Queiroz Moreira e José Lopes e presidente da LTD (Liga Três-lagoense de Desportos), por dois mandatos, eleito por unanimidade, sendo idealizador do Campeonato Varzeano.

Na vida pública, foi eleito vereador em 1992, reeleito para mais três mandatos consecutivos. Também foi secretário da Câmara Municipal (2001-2002), presidente da Câmara Municipal (2003-2004), quando criou o projeto Câmara nos Bairros, levando sessões legislativas às comunidades.

No que se refere a proposituras, destaca-se a autoria dos seguintes projetos de lei:

PL nº 037/2003 – Regulamenta o funcionamento dos órgãos de proteção e defesa do consumidor (PROCON).

PL nº 051/2003 – Altera dispositivos da Lei nº 699/2003 (Lei do Silêncio).

PL nº 090/2006 – Concede incentivo fiscal a projetos culturais e esportivos (Lei Aguirre).

PL que cria a Previdência Social dos Funcionários Municipais (extinta na gestão do prefeito Issam Fares).

PL nº 1.252 – Altera dispositivos da Lei nº 1.203/1994, criando a Função de Desportos e Lazer “Prof. Milton Dias Porto” (extinta na gestão do prefeito Issam Fares).

PL que denomina Plínio Alarcon o Aeroporto Municipal.

PL que denomina avenida Jamil Jorge Salomão a via que liga o shopping ao Balneário Público.

PL que denomina o anel viário da BR-158 de Dr. Samir Thomé.

 

 

SERVIDORES HOMENAGEADOS POR TODOS OS VEREADORES

Andreza das Dores Silva Sales

Nasceu em 5 de fevereiro de 1976, na cidade de Campo Belo (MG). Filha de Ana de Fátima e Juscelino Santana, cresceu em um lar simples ao lado de quatro irmãos, onde aprendeu desde cedo o valor da união, do esforço e da dignidade.

Casou-se jovem com Onofre de Souza Sales, com quem construiu uma sólida união de mais de três décadas. Dessa união nasceu Kaio Ronan, que formou sua própria família ao lado de Emilyn Marani, e juntos presentearam Andreza com o maior dos títulos: o de avó, ao nascer o pequeno Miguel Marani Silva Sales.

Em 2005, movida por seu espírito batalhador e desejo de estabilidade, prestou concurso para a Câmara Municipal. Dois anos depois, tomou posse no cargo de auxiliar de serviços básicos, atuando com humildade e dedicação como faxineira. Sua postura exemplar e compromisso com o trabalho renderam-lhe reconhecimento: em 2015 foi promovida a agente de serviços especializados, exercendo a função de garçonete com o mesmo zelo e profissionalismo de sempre.

A busca pelo conhecimento também fez parte de sua jornada. Em 2014, iniciou o curso de Pedagogia e concluiu a pós-graduação em Psicopedagogia, demonstrando que nunca é tarde para aprender e evoluir — seja na vida pessoal, seja na carreira.

Em fevereiro de 2025, após anos de comprometimento, foi novamente reconhecida e promovida ao cargo de coordenadora e supervisora dos serviços de limpeza e jardinagem, função que passou a exercer com ainda mais responsabilidade e carinho.

Ao longo de sua trajetória, Andreza construiu mais do que uma carreira: construiu respeito, amizade e admiração por onde passou. Sempre dedicada, atenciosa e comprometida, ela é exemplo de superação, força e humanidade.

 

 

Ariel Dias Garcia

Natural de Santa Fé do Sul (SP), casado com Cristiane Inês Lompa, pai de Joaquim Garcia Lompa. É bacharel em Contabilidade, com pós-graduação em Marketing e Recursos Humanos.

Ingressou no serviço púbico em 01/03/2006, através do primeiro concurso público da câmara municipal ocupando o cargo de Analista Contábil.

Na carreira participou de quase 50 cursos e treinamentos para aperfeiçoamento, nas áreas de contabilidade, aspectos fiscais e desenvolvimento pessoal.

Prestou serviços ao poder judiciário, atuando como jurado e à justiça eleitoral, atuando como mesário em diversas eleições.

Participou de importantes comissões da Câmara, tais como: de licitações e de planejamento e da Comissão de Transição do Poder Executivo.

Como responsável contábil possui todas os balanços pelo Tribunal de Contas do estado de Mato Grosso do Sul.

 

Diogo Henrique Ferrari Ruiz

Nasceu em Pacaembu (SP), no dia 27/12/1980 é casado com Fernanda Marega Nery Ruiz e tem um filho, Carlos Eduardo Nery Ruiz.

Diogo é graduado em Contabilidade, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ( UFMS), no ano de  2005 e pós- graduado em Gestão Pública.

Assumiu um cargo efetivo na Câmara Municipal de Três, em 2006. Dentro da Casa de Leis, exerceu funções no Departamento de informática, Comunicação, Contabilidade e Tesouraria. Desde 2012, atua na Controladoria da instituição.

 

 

Gislene de Almeida

Nascida em Corumbá, em 29 de setembro de 1978, é filha de Célia Deyse de Almeida e foi criada por Maria Sebastiana, Matilde da Conceição (in memoriam) e Luzibete, suas referências para a vida. Ela teve nos tios Hugo (in memoriam) e Osman (in memoriam) as referências paternas. É casada com o Érico Luiz dos Santos e mãe do Heitor, um rapazinho autista, sapeca e muito amado.

Gislene morou na cidade branca até 1997, quando se formou no antigo CEFAM (Magistério). Na sequência, foi morar em Campo Grande, onde cursou Jornalismo, pela Universidade Católica Dom Bosco, fazendo parte da primeira turma do curso. Estagiou na assessoria de comunicação da superintendência do Incra/ MS, na capital, de 2001 a 2002. Concluiu a graduação também no ano de 2002. Iniciou o exercício da profissão de jornalista no jornal Folha do Povo, atuando como repórter e editora de Cultura e Geral, de 2002 a 2005.

Passados três anos, ela obteve a oportunidade de exercer a função de repórter no site Campo Grande News, onde permaneceu por apenas oito meses, pois foi aprovada no primeiro concurso da Câmara de Vereadores, em primeiro lugar, no ano de 2006.

De lá para cá, já são 19 anos de Três Lagoas, atuando como analista de Comunicação, com especialização em Gestão Pública e, atualmente fazendo um aperfeiçoamento em Marketing no Setor Público.

Quando iniciou no cargo, Gislene lembra que foi preciso enfrentar desafios como entender de “termos legislativos e que também precisou praticar muitos dos ensinamentos das aulas de fotojornalismo, pois, a Câmara ainda estava se estruturando e não contava com fotógrafo.

Gislene pode acompanhar as mudanças na sede e de pessoal do Legislativo Municipal, ao longo dos anos, pois, novamente, estava numa primeira turma, a de concursados. Ela foi recepcionando colegas, que foram chegando, a cada nova posse e concurso.

Como principais ensinamentos, no serviço público, destaca o cuidado extremo com informações privilegiadas, o trato cordial com os vereadores e cidadãos e a responsabilidade redobrada, exigida pelo cargo, diretamente relacionada a prestação de serviço e zelo pelo bem público.

Dentro da Câmara também construiu amizades para vida e tem os colegas como segunda família.

 

Ubiratan Botêlho Alves

“Bira”, como é mais conhecido,  nasceu  na cidade de Caculé (BA), em 21 de setembro de 1987. É filho de Dorivaldo Moura Alves e Terezinha Botêlho de Souza Oliveira. Casado há 16 anos com Laura Marciliano da Silva Alves, pai de Guilherme e Gustavo.

Formado em Administração, em 2009 (primeira turma), pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA. Fez cursos e se especializou em Auditoria e Perícia Contábil e Teologia.

Iniciou a carreira como servidor público municipal, da prefeitura de Três Lagoas, de 2007 à 2014. Tomou posse no Legislativo Municipal de Três Lagoas, em 01 de julho de 2014, totalizando 18 anos como servidor público municipal, sempre impulsionado pelo bem comum, buscando ser útil ao maior número de pessoas possíveis nessa jornada.

Para Ubiratan,  o sonho de se tornar servidor público foi concretizado com a graça de DEUS e o apoio da família.

 

Elaine de Araujo Gonçalves Freitas

Nascida em 27 de setembro de 1980, em Tucuruí/PA, é filha de Aroldo Gonçalves de Jesus e Aparecida de Araújo Gonçalves, que sempre lhe ensinaram os valores do trabalho, da responsabilidade e da integridade. É casada com Semy Elias Rombola de Freitas e mãe orgulhosa de Samuel e Alice, seus maiores tesouros.

Filha de um barrageiro — profissional que atuava na construção de usinas hidrelétricas por todo o Brasil — Elaine viveu sua infância em diferentes regiões do país. Chegou ainda pequena a Três Lagoas, onde permaneceu até 1987, mudando-se depois com a família para Porto Primavera/SP. Aos 15 anos, retornou definitivamente para Três Lagoas, cidade natal de seus pais, onde construiu sua trajetória pessoal e profissional.

É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com conclusão entre 1999 e 2003. Possui pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional pela Unitoledo (2011/2012).

Sua trajetória profissional teve início em 2007, atuando como terceirizada em uma multinacional recém-instalada em Três Lagoas, onde teve o primeiro contato com o setor de Recursos Humanos. Em 2008, foi efetivada como Analista de RH Júnior, passando por diversas funções e assumindo, em 2010, a coordenação do departamento de Recursos Humanos, cargo que ocupou até 2013.

Entre junho de 2013 e junho de 2014, atuou como supervisora de Recursos Humanos na Feral Metalúrgica Ltda.

Em 2014, foi convocada para assumir o cargo efetivo de analista técnico administrativo na Câmara Municipal de Três Lagoas, por meio de concurso público. Desde 2017, integra a equipe do Departamento de Recursos Humanos, onde, desde 2022, atua como coordenadora, liderando com dedicação, responsabilidade e compromisso com o serviço público.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print