Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade e das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP, promoveu uma ação alusiva ao “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).
A data foi instituída em memória ao episódio conhecido como “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas em São Paulo, e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da garantia de direitos e da promoção da dignidade para essa população.
Durante a ação, foram realizadas atividades, palestras, apresentação dos serviços ofertados pelo Centro POP e uma oficina de artes desenvolvida pelas próprias pessoas em situação de rua atendidas pela unidade.
Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a diretora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Rosimeire Cardoso de Oliveira Chaves, ressaltou a importância da data e destacou que o momento é de reflexão e valorização da vida: “Essa data nos lembra que é preciso olhar para a população em situação de rua com respeito, humanidade e responsabilidade. Nosso compromisso é garantir que essas pessoas tenham acesso a direitos, oportunidades e condições dignas de vida. Mais do que uma ação simbólica, este é um chamado à sociedade para que todos façam parte dessa luta pela inclusão e pela justiça social”, concluiu.






