30 de agosto de 2025 14:29

André Mendonça assume relatoria de inquérito sobre INSS

Ministro André Mendonça (Foto: Carlos Moura/SCO/STF).

O processo deixou o gabinete do ministro Dias Toffoli

Rodrigo Vilela –

O ministro André Mendonça assumiu nesta segunda-feira (25) a relatoria do inquérito que investiga fraudes nos descontos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A redistribuição do caso ocorreu por meio de sorteio, determinado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O processo deixou o gabinete do ministro Dias Toffoli, que vinha conduzindo o caso com base em suposta conexão com outros inquéritos, mas teve sua permanência contestada pela PGR.

A investigação teve início em abril de 2025 com a Operação Sem Desconto, desencadeada pela Polícia Federal. A operação identificou descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas, realizados por associações e sindicatos com apoio interno no INSS, com estimativa de prejuízo que varia entre R$ 3,3 bilhões e R$ 6,3 bilhões.

A mudança de relatoria foi recomendada pela PGR, que não reconheceu a chamada prevenção alegada por Toffoli. O sorteio foi considerado o caminho adequado para garantir imparcialidade na distribuição do caso entre os ministros da Corte.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print