O curso teve duração de dois dias e foi ministrado pela psicóloga Edilene de Freitas Camargo para os vereadores do programa Parlamento Jovem
A Escola do Legislativo de Três Lagoas (Eletres) ofereceu curso de oratória, nos dias 17 e 18 de novembro, para os vereadores do programa Parlamento Jovem. As aulas, que foram ministradas pela psicóloga Edilene de Freitas Camargo, nasceram de uma parceria conquistada pelo vereador Tonhão, presidente da Câmara, com o diretor geral, Jurandir da Cunha Viana Junior – “Nuna”, que reuniram a empresa Evoluir RH, o Sindicato dos Empregados do Comércio, o Instituto de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDSEAMS) e a Câmara de Vereadores de Três Lagoas.
Edilene é bacharel em Psicologia, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atua há mais de 25 anos na área de Recursos Humanos (RH), com treinamentos, palestras, consultoria empresarial e desenvolvimento de lideranças. Além disso, realiza palestras e cursos voltados para o desenvolvimento profissional, motivacional, oratória e inclusão. É especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão. É Analista de Perfil Comportamental, sócia da Empresa Evoluir RH Treinamento e Consultoria Empresarial.
Para Rebecca Crisley, diretora da Eletres, a iniciativa contribui não só para a atividade parlamentar dos jovens vereadores, mas também para a vida: “uma vez que usarão deste conhecimento, aliado às experiências que possuem no programa, para crescerem cada vez mais como profissionais, cidadãos etc”.
A psicóloga Edilene ressaltou: “estamos preparando estes jovens para se expressarem com mais clareza e dinamicidade, seja no uso da tribuna, nas apresentações da faculdade ou num discurso técnico e profissional”. Ryan Gomes (EE Dom Aquino, apadrinhado pelo vereador Mi do Santa Luzia) contou que, no primeiro dia do curso, aprendeu: “como se portar em público, seja num palco ou na tribuna, qual a postura ideal para cada momento”. Sara Cortes (EE Edwards Corrêa, apadrinhada pelo vereador Tonhão), reforçou que também aprenderam sobre: “autoconfiança, como controlar a ansiedade e entender o público ao seu redor”.
Para o segundo dia de curso, Edilene pediu para os jovens trazerem um vídeo de “pitch” (apresentação curta e objetiva para convencer alguém de uma ideia, projeto ou negócio) para ser analisado, já considerando todo o aprendizado da turma no primeiro dia. O curso ainda vai ensinar os jovens a se prepararem para as situações de oralidade e como cuidar da própria voz.
_ _ _
TEXTO: Cadu Xavier
FOTO: Marcelo Fefin / Eletres



