29 de novembro de 2025 07:38

Prefeito e Secretária de Saúde acompanham o início dos atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher

A unidade móvel do Ministério da Saúde, em parceria com a AgSUS e a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (SMS), começou a atender pacientes já cadastradas na manhã desta sexta-feira, 28 de novembro. A carreta está instalada ao lado do poliesportivo da Lagoa e permanecerá na cidade por, pelo menos, 30 dias.

Esta é a primeira vez que um município do interior de Mato Grosso do Sul recebe a carreta nesta etapa — que também atenderá toda a Região da Costa Leste — ampliando o acesso a exames preventivos e diagnósticos de média complexidade para a saúde da mulher. Entre os serviços oferecidos estão mamografia digital, ultrassonografia mamária bilateral, exames transvaginais, colposcopia, biópsias, punção de mama, consultas médicas especializadas e teleconsultas.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Cassiano Maia, da secretária de saúde Juliana Salim, do presidente da câmara de vereadores Antônio Empke Junior – Tonhão, do analista de gestão da AgSUS, Vinicius Ramos, servidores e equipe de atendimento da saúde.

Em sua fala, o prefeito Cassiano Maia destacou a importância da ação para o município. “Grande conquista para Três Lagoas e Costa Leste, pois essa carreta vai permitir identificar pequenas lesões, principalmente de câncer, para já iniciar o tratamento — garantindo assim a prevenção, que é o melhor remédio para qualquer doença.”

Juliana Salim salientou o caráter inovador da iniciativa e lembrou dos recentes reconhecimentos em saúde que a cidade recebeu, como a erradicação da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites, além do destaque nacional de Três Lagoas em acesso à saúde e cobertura vacinal.

Para Tonhão, a abertura de novos serviços de saúde atende a pedidos frequentes de munícipes, pois, segundo ele, “questões de saúde” estão entre as principais solicitações em seu gabinete, e a carreta da SMS representa a concretização dessas demandas.

Já Vinicius Ramos, da AgSUS, reforçou o significado da carreta para a região. “É um passo importante para Três Lagoas e Costa Leste, pois a carreta trabalha da consulta à prevenção.”

CARRETA DA MULHER (38)

CARRETA DA MULHER (35)

CARRETA DA MULHER (32)

CARRETA DA MULHER (29)

CARRETA DA MULHER (26)

CARRETA DA MULHER (23)

CARRETA DA MULHER (20)

CARRETA DA MULHER (37)

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print