Nicolás Maduro assume terceiro mandato em meio a protestos e intensificação do isolamento diplomático. Presidente Lula não compareceu. Foto: Governo da Venezuela/Flickr
Pesquisa também mostra que 50% dos brasileiros acham “aceitável interferir em outro país para prender um ditador”
Felipe Moraes -SBTNews
Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (15) aponta que 46% dos brasileiros aprovam ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, enquanto 39% desaprovam. Dados também indicam que 50% acham “aceitável interferir em outro país para prender um ditador”, como a captura de Nicolás Maduro pelo governo de Donald Trump, e 41% responderam não concordar. Por outro lado, 58% afirmam temer que EUA façam “algo parecido com o Brasil”.
A aprovação à ofensiva dos EUA na Venezuela tem maior percentual de apoio entre pessoas que se consideram de direita e não bolsonaristas (74%). Já grupo de quem se diz de esquerda e não lulista responde pela maior rejeição (65%).

Medo de ação semelhante no Brasil e postura de Lula
À pergunta “você tem medo de que os EUA façam algo parecido com o Brasil?”, resposta “sim” tem índice mais alto entre eleitores do presidente Lula (74%) e chega a 57% entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O “não” é maior entre pessoas de direita que dizem não ser bolsonaristas (54%) e menor entre lulistas (26%).

A pesquisa também mede impressões de brasileiros sobre reação do país à situação na Venezuela e possíveis impactos eleitorais no pleito deste ano. Para 66%, o Brasil deve se manter neutro sobre ações de Trump, enquanto 18% defendem apoio e 10%, oposição.
A postura de Lula de condenar ofensiva militar dos EUA no país vizinho é vista como “errada” para 51% e “certa” para 37%. Para 71%, posicionamento do presidente não afeta decisão de voto nas eleições e apenas 17% responderam que comentário do petista “faz preferir a oposição”; 7% afirmaram que “faz preferir Lula”.

Pesquisa Genial/Quaest com opinião de brasileiros sobre ação dos EUA na Venezuela foi realizada entre 8 e 11 de janeiro, com 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais. Margem de erro é de dois pontos percentuais e nível de confiança atinge 95%.
Veja outros gráficos da pesquisa Genial/Quaest:









