Francisco Schertel Mendes amplia atuação na CBF como cartola, no Mato Grosso. (Foto: Reprodução/Instagram)
Convênio entre o IDP e a CBF Academy torna Francisco Mendes dirigente
Dezembro de 2025 marcou mais um avanço de Francisco Schertel Ferreira Mendes na trajetória de protagonismo junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O advogado que é filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi eleito vice-presidente da Federação Matogrossense de Futebol (FMF), depois de firmar parceria com o instituto de ensino superior do integrante da cúpula da Justiça do Brasil.
Francisco Schertel Ferreira Mendes é diretor-geral do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), instituição de ensino superior fundada por Gilmar Mendes, que firmou convênio em 2023 para parceria com a CBF Academy, para gestão e e operação cursos de capacitação, certificação e pós-graduação na área do futebol.
O filho de Gilmar Mendes turbinou a campanha chapa encabeçada pelo advogado Diogo Pécora, que surgiu como 3ª via e acabou eleito presidente da FMF. Antes de comandar a federação, o dirigente era assessor do deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) e presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso.
Segundo matéria do Estadão, o contrato da CBF com o IDP de Gilmar Mendes prevê o recebimento de 84% da receita da CBF Academy. Em 2023, o braço acadêmico da confederação arrecadou R$ 9,2 milhões. Teve receita bruta de R$ 5,9 milhões, em 2024. E ainda sem ter fechado os números do faturamento de 2025.
Protagonismo notável
O novo “cartola” herdeiro do ministro do STF tem origem e negócios da família em Mato Grosso. E foi tema de duas reportagens do Estadão, desde ontem (28), que relatam sua jornada emergente, para além da discrição dos bastidores do mundo acadêmico. Isso porque seu protagonismo tem avançado, entre a gestão do ex-presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e a do atual Samir Xaud, e chamado a atenção entre dirigentes de federações e de clubes, nos eventos desportivos.
Francisco Mendes mora a mais de 1 mil quilômetros de distância do Mato Grosso, mas tem se empenhado para divulgar iniciativas de modernização, como a implantação inédita do sistema de árbitro de vídeo (VAR) no campeonato matogrossense, além do contrato para transmissão de todas as partidas da competição estadual. Trabalha em Brasília, mas mantém indicados que lideram os projetos centrais da CBF para modernizar o futebol.
Cerca de um mês após a nova gestão, a federação do estado sem grande tradição no futebol nacional já garantiu participação do Mixto Esporte Clube na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino, a elite da modalidade no país. A ascensão inédita ocorreu após desistências de dois clubes, mesmo com o Mixto tendo ficado em 6º lugar na 2ª divisão, segundo a CBF, “com base nos critérios aplicados pela CBF e na necessidade de reorganização dos clubes participantes”
Uma das reportagens do Estadão cita que Francisco Mendes comandou uma excursão à Europa com dirigentes de federações e de clubes. E até discursou para outros cartolas, no passeio por cidades de Inglaterra, Alemanha e Espanha.

